Redução da abstração na relação de licenciandos veteranos com números irracionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ion Moutinho-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ion Moutinho-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Leonardo Navarro de-
Autor(es): dc.contributorAlmaraz, Sérgio de Moura-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Raphael Falcão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36223-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058006-
Descrição: dc.descriptionEste estudo de conclusão de curso busca explorar a interação dos estudantes com os números irracionais. Investigamos como os alunos de Licenciatura em Matemática lidam com esses números após adquirirem um conhecimento substancial através das disciplinas do curso. Para isso, propusemos exercícios diagnósticos a uma turma da disciplina de Análise 1, com o objetivo de observar como os alunos interagem com os números irracionais. O referencial teórico empregado na pesquisa é a redução de abstração, que descreve o processo mental de um estudante quando ele é apresentado a um novo conceito matemático e tem dificuldades em lidar com o nível de abstração esperado. Os dados para a pesquisa foram coletados a partir de UM exercício onde envolvia a comparação da raiz quadrada de 2 com um número irracional, onde o aluno deveria escolher uma das alternativas que afirmam que a raiz é maior, igual, menor ou se aproxima do número irracional. Através de cada resposta para o exercício, construímos um panorama de como os alunos observados usam redução de abstração para lidar com a questão e o que o uso dela pode revelar sobre como eles percebem os números irracionais.-
Descrição: dc.descriptionThis course completion study seeks to explore students' interaction with irrational numbers. We investigated how Mathematics degree students deal with these numbers after acquiring substantial knowledge through the course subjects. To this end, we proposed diagnostic exercises to a class in the Analysis 1 discipline, with the aim of observing how students interact with irrational numbers. The theoretical framework used in the research is abstraction reduction, which describes the mental process of a student when he or she is presented with a new mathematical concept and has difficulty dealing with the expected level of abstraction. Data for the research were collected from ONE exercise which involved comparing the square root of 2 with an irrational number, where the student had to choose one of the alternatives that state that the root is greater, equal, smaller or close to the number irrational. Through each answer to the exercise, we build a picture of how the observed students use abstraction reduction to deal with the question and what its use can reveal about how they perceive irrational numbers.-
Descrição: dc.description28 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros irracionais-
Palavras-chave: dc.subjectRedução de abstração-
Palavras-chave: dc.subjectinequação-
Palavras-chave: dc.subjecteducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectIrrational numbers-
Palavras-chave: dc.subjectReduction of abstraction-
Palavras-chave: dc.subjectInequality-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Título: dc.titleRedução da abstração na relação de licenciandos veteranos com números irracionais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.