Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Ion Moutinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Ion Moutinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Leonardo Navarro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almaraz, Sérgio de Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Raphael Falcão de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058006 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo de conclusão de curso busca explorar a interação dos estudantes com os números irracionais. Investigamos como os alunos de Licenciatura em Matemática lidam com esses números após adquirirem um conhecimento substancial através das disciplinas do curso. Para isso, propusemos exercícios diagnósticos a uma turma da disciplina de Análise 1, com o objetivo de observar como os alunos interagem com os números irracionais. O referencial teórico empregado na pesquisa é a redução de abstração, que descreve o processo mental de um estudante quando ele é apresentado a um novo conceito matemático e tem dificuldades em lidar com o nível de abstração esperado. Os dados para a pesquisa foram coletados a partir de UM exercício onde envolvia a comparação da raiz quadrada de 2 com um número irracional, onde o aluno deveria escolher uma das alternativas que afirmam que a raiz é maior, igual, menor ou se aproxima do número irracional. Através de cada resposta para o exercício, construímos um panorama de como os alunos observados usam redução de abstração para lidar com a questão e o que o uso dela pode revelar sobre como eles percebem os números irracionais. | - |
Descrição: dc.description | This course completion study seeks to explore students' interaction with irrational numbers. We investigated how Mathematics degree students deal with these numbers after acquiring substantial knowledge through the course subjects. To this end, we proposed diagnostic exercises to a class in the Analysis 1 discipline, with the aim of observing how students interact with irrational numbers. The theoretical framework used in the research is abstraction reduction, which describes the mental process of a student when he or she is presented with a new mathematical concept and has difficulty dealing with the expected level of abstraction. Data for the research were collected from ONE exercise which involved comparing the square root of 2 with an irrational number, where the student had to choose one of the alternatives that state that the root is greater, equal, smaller or close to the number irrational. Through each answer to the exercise, we build a picture of how the observed students use abstraction reduction to deal with the question and what its use can reveal about how they perceive irrational numbers. | - |
Descrição: dc.description | 28 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números irracionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redução de abstração | - |
Palavras-chave: dc.subject | inequação | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Irrational numbers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reduction of abstraction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inequality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | Redução da abstração na relação de licenciandos veteranos com números irracionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: