Biblioteca escolar e sala de leitura: uma análise das salas de leitura das escolas municipais de Saquarema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Julietti de-
Autor(es): dc.contributorLuck, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorJustiniano, Fátima Auxiliadora de Souza-
Autor(es): dc.creatorSantos, Caio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39196-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1058004-
Descrição: dc.descriptionApesar das semelhanças, biblioteca escolar e sala de leitura não são sinônimos, as diferenças são mais evidentes quando nos aproximamos dos espaços em seu contexto regional, identificando suas funções, seus serviços, seu alcance e sua efetividade. As bibliotecas têm como principais características o compromisso com a democratização da informação e a sua responsabilidade enquanto centro cultural. A biblioteca escolar é um espaço que vai além da mediação da leitura, com o bibliotecário sendo um fator chave nesse espaço cultural, ficando responsável não só pelas funções de gestor de uma unidade informacional, mas também pelas funções de um agente cultural. O bibliotecário enquanto agente cultural visa a produção de conhecimento, assegurando a qualidade e a continuidade de projetos, contribuindo para a geração de conhecimento e promovendo a competência informacional a longo prazo. As salas de leitura são espaços de aprendizado que permitem o contato direto com os livros e a leitura livre, com o objetivo de formar cidadãos leitores, surgem também com a missão de democratizar a leitura em escolas e promover o livro. Utilizando sua definição instável a seu favor, as salas de leitura se estendem e se adaptam a um grande número de escolas, mesmo em condições adversas. O cenário atual ainda mostra a implantação de salas de leitura em escolas como forma de substituir as salas de leitura, evitando despesas resultantes da adaptação, dispensando assim seu caráter cultural e redirecionando seu foco aos serviços. Com o objetivo de contribuir para o mapeamento regional das salas de leitura, este trabalho de conclusão de curso realiza uma análise de 10 salas de leitura das escolas municipais de Saquarema, através de um questionário composto por 22 perguntas, identificando recursos materiais, humanos e tecnológicos por trás de um cenário pouco explorado nacionalmente, e pouco registrado regionalmente. Trata-se de pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Foram utilizados os métodos pesquisa bibliográfica, documental e realização de diagnóstico.-
Descrição: dc.descriptionEven though school libraries and reading rooms may look alike, those are not synonyms, the differences get more evident as we approach them in their region context, identifying their functions, their services, their reach and their effectiveness. The libraries have as main characteristics the commitment with democratizing of information and their responsibility as a cultural center. The school library is a space beyond the reading mediation, with the librarian being a key factor on this cultural leap, being responsible not only for the administrative functions, but also for the cultural agent functions. The librarian as a cultural agent seeks the knowledge production securing the quality and continuity of projects, contributing for knowledge production and promoting informational competence in the long term. Reading rooms are learning spaces that allow direct contact with books and free reading, with the aim of training reading citizens, they also appear with the mission of democratizing reading in schools and promoting books. Using their unstable definition to their advantage, reading rooms extend and adapt to a large number of schools, even in adverse conditions. The current scenario still shows the implementation of reading rooms in schools as a way to replace school libraries, avoiding the expenses resulted from the adaptation, thus dismissing their cultural character and redirecting their focus to the services. Aiming at contributing to the regional mapping of reading rooms, this course conclusion work carries out an analysis of 10 reading rooms in public schools in Saquarema, through a questionnaire made of 22 questions, identifying material, human and technological resources behind a scenario little explored nationally, and little registered regionally. This research has an exploratory character and a qualitative approach. Methods used were bibliographic and documentary research and organizational diagnostics.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSala de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectSaquarema-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSaquarema (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectReading room-
Palavras-chave: dc.subjectSaquarema-
Título: dc.titleBiblioteca escolar e sala de leitura: uma análise das salas de leitura das escolas municipais de Saquarema-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.