EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS COMO CONSEQUÊNCIA DE QUEIMADAS E DESMATAMENTO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0899150602589123-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4053839379793929-
Autor(es): dc.contributorda Motta, Ellen Serri-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7936420285250511-
Autor(es): dc.contributorMendes, Luísa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0672910662758595-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0093221973421146-
Autor(es): dc.creatorUberti, Camila da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36379-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057998-
Descrição: dc.descriptionA pauta dos problemas ambientais emerge na sociedade como uma questão urgente a ser resolvida, visto que as consequências negativas para o planeta, além de serem cada vez mais observadas por todo mundo, violam a dignidade humana. Atrelado a isso, o cidadão comum não consegue se perceber como detentor do direito de herdar um planeta saudável e a Educação em Direitos Humanos é a chave para mudar isso, uma vez que a escola possui um importante papel na formação de indivíduos e participa dessa conscientização. Dessa forma, este trabalho construiu um andamento pedagógico dos conteúdos de Biologia sobre preservação do meio ambiente e que pode ser aplicado para alunos da primeira série do Ensino Médio, utilizando reportagens sobre desmatamento, queimadas, aumento na frequência de fenômenos extremos e impactos das mudanças climáticas, de modo a contextualizar a situação-problema. Foram utilizados para pesquisa e desenvolvimento do conteúdo o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, a BNCC e também referenciais de Adela Cortina, Vera Maria Candau, Maria Victoria Benevides e Paulo Freire. O andamento pedagógico de 3 aulas de 100 minutos foi inicialmente produzido como projeto final da disciplina “Ensino de Ciências e Direitos Humanos: a Biologia”. Posteriormente foram confeccionados slides como material didático de apoio para complementar o andamento. As aulas abordam principalmente os impactos socioambientais provocados por desmatamento e queimadas, suas consequências no Brasil e no mundo.-
Descrição: dc.descriptionThe issue of environmental problems emerges in society as an urgent matter to be addressed, given that the negative consequences for the planet, in addition to being increasingly observed worldwide, violate human dignity. Linked to this, the average citizen fails to recognize themselves as having the right to inherit a healthy planet, and Human Rights Education is key to changing this, as schools play an important role in shaping individuals and fostering this awareness. Therefore, this work developed a pedagogical plan for Biology content focused on environmental preservation, designed for first-year high school students. It utilizes news reports on deforestation, wildfires, the increasing frequency of extreme weather events, and the impacts of climate change to contextualize the problem situation. The research and content development were based on the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro, the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), and theoretical frameworks by Adela Cortina, Vera Maria Candau, Maria Victoria Benevides, and Paulo Freire. The pedagogical plan, consisting of three 100-minute classes, was initially created as the final project for the course “Science Teaching and Human Rights: Biology.” Subsequently, slides were developed as supplementary teaching materials to support the lesson plan. The classes mainly address the socio-environmental impacts caused by deforestation and wildfires and their consequences in Brazil and around the world.-
Descrição: dc.description61 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQueimadas-
Palavras-chave: dc.subjectImpactos Ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectDesmatamento-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Rights-
Palavras-chave: dc.subjectDeforestation-
Palavras-chave: dc.subjectWildfires-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental impacts-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS COMO CONSEQUÊNCIA DE QUEIMADAS E DESMATAMENTO-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.