Jung e a essência polarística da psique: a relação da psicologia analítica com a filosofia taoísta

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Autor(es): dc.contributorAlmeida, Leonardo Pinto de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6584081376439051-
Autor(es): dc.contributorCosta, Carlos Alberto Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8133911877479536-
Autor(es): dc.contributorLee, Henrique de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1474605413692910-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8445852139563544-
Autor(es): dc.creatorFreire, Fernanda Cabral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057997-
Descrição: dc.descriptionO problema a ser desbravado nesta dissertação é como ocorreu, em Jung, o desenvolvimento teórico acerca da natureza contrastante da psique, plenamente entrelaçada ao seu contato com a filosofia chinesa do Taoísmo. Suas viagens para o Oriente o colocaram numa posição diversa da euro-centralidade dos estudos psicológicos, e essa é justamente a âncora que o distingue em suas abundantes construções teóricas. Para ele, não há Ocidente sem Oriente, e vice-versa, de maneira que ambos os pólos do mundo, com suas culturas e pensamentos, precisam ser apreendidos para abarcar uma totalidade de conhecimento antropológico. E o que é essa totalidade, que diz respeito à conjunção dos elementos opostos? Como a noção de polaridade cosmogônica e existencial atravessa, na construção junguiana, o universo psíquico? Qual a importância dos conhecimentos do Oriente para o complemento e ampliação da visão racionalista ocidental? São justamente esses pontos centrais que estabelecem o desenvolvimento deste trabalho. As próprias diferenciações da Consciência e da Inconsciência exemplificam a primeira dinâmica antônima de um grande escopo de atravessamentos ambivalentes que permeiam o mundo e a psique humana. Jung desenvolve em seus trabalhos esses choques polarísticos, que percorrem as esferas macro e micro do Universo, atingindo o seu enfoque, que é o estudo psicológico. A noção do YinYang da filosofia taoísta, permeada pelo contato de Jung com a sinologia, deu-lhe uma profunda influência e referência para os seus postulados psicológicos. O conhecimento do I-Ching, oráculo milenar chinês, pôde lhe proporcionar uma visão diferenciada dos acontecimentos do mundo; explicitando as noções elementares dos contrastes fundamentais e as atuações sincrônicas que permeiam o existir. Desta maneira, será desdobrado como os fundamentos da psicologia junguiana se entrelaçam com a noção de tensionamento contrastante dos elementos, opostos e complementares, abarcados pela filosofia taoísta. Para alcançar esta proposta, será preciso retomar os postulados psicológicos de Jung, como Inconsciente e Consciente, Sombra e Persona, Anima e Animus, processo de Individuação, Função Transcendente, Self e Si-mesmo, além de considerações sobre o símbolo da Mandala como representação de totalidade psíquica para Jung.-
Descrição: dc.description69 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJung-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia analítica-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia junguiana-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia taoísta-
Palavras-chave: dc.subjectJung, C. G., 1875-1961-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia analítica-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia junguiana-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia taoísta-
Palavras-chave: dc.subjectTaoísmo-
Título: dc.titleJung e a essência polarística da psique: a relação da psicologia analítica com a filosofia taoísta-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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