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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Barbarino, Elisabete | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6467714987752755 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0899150602589123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Karine de Oliveira Bloomfield | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5714709043980843 | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Pedro Gabriel Alcantara Renor da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39271 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057992 | - |
Descrição: dc.description | Após as transformações histórico-culturais do século XX redesenharam o mundo e os sujeitos humanos em múltiplos sentidos, fazendo emergir, dentre estes, novas formas de se compreender o humano e os papéis sociais. Assim, os Estudos de Gênero e a Teoria Queer compõem um dos campos de saber que disputam espaço na escola destacando a importância da valorização das diversidades de gêneros e sexualidades como diretrizes éticas e curriculares, capazes de promover maior inclusão social dos sujeitos LGBTI+ ao repensar os discursos que normatizam o "certo" e o "errado", o "aceitável" e o "inaceitável". Dentre as possibilidades de ação para contribuir com o debate público acerca desta temática, o presente estudo se debruça sobre as produções acadêmicas que versam sobre a diversidade de gêneros e sexualidades no ensino de Ciências e Biologia, buscando avaliar os interesses, as disputas políticas e os silenciamentos que se fazem presentes na forma como as pesquisas têm-se desenvolvido neste campo. Assim, realizou-se uma revisão bibliográfica de cunho quantitativo e qualitativo, que analisou diversos aspectos estruturais, temáticos e de distribuição geográficas das obras selecionadas, intentando-se tecer um panorama geral deste campo. Como resultados, observou-se um crescimento significativo da publicação de pesquisas voltadas para o tema entre 2014 e 2024, mesmo em momento de pressão política contrária. Além disso, destacou-se especial interesse por pessoas transexuais em diversos estudos. As obras ainda demostraram caráter essencialmente descritivo e analítico, voltados para as relações cotidianas de ensino e aprendizagem, análises de materiais didáticos, formação docente, estudos sobre as diretrizes educacionais e revisões bibliográficas, em diferentes proporções. Por fim, observou-se ainda que a distribuição geografia das obras voltadas para a diversidade segue o mesmo padrão de regionalização brasileiro para as pesquisas no ensino de Ciências e Biologia como um todo, embora apresente predominância específica em Minas Gerais, liderados pela Universidade Federal de Uberlândia, e pouca participação do estado de São Paulo, características que divergem da norma. Assim, entendeu-se que o campo está em expansão, e têm expresso interesse em descrever as experiências cotidianas e curriculares, bem como produzir novos subsídios intelectuais para o desenvolvimento prático de aulas e intervenções em sala de aula. A temática é marcada por profundas disputas políticas, sobretudo frente ao avanço do neoconservadorismo no Brasil e, apesar disso, mantém-se como uma frente não apenas de produção acadêmica, mas de militância política por uma pauta de igualdade e valoração da dignidade das pessoas LGBTI+. | - |
Descrição: dc.description | After the historical and cultural transformations of the 20th century reshaped the world and human subjects in multiple ways, new forms of understanding humanity and social roles emerged. In this context, Gender Studies and Queer Theory constitute one of the fields of knowledge that contest space within schools, highlighting the importance of valuing gender and sexuality diversities as ethical and curricular guidelines capable of promoting greater social inclusion of LGBTI+ individuals by rethinking the discourses that define what is “right” and “wrong,” “acceptable” and “unacceptable.” Among the possible actions to contribute to the public debate on this issue, the present study focuses on academic works that address the diversity of genders and sexualities in Science and Biology education, seeking to assess the interests, political disputes, and silences that shape the way research has developed in this field. Accordingly, a bibliographic review with both quantitative and qualitative approaches was conducted, analyzing various structural, thematic, and geographic distribution aspects of the selected works, aiming to provide an overview of this field. The results revealed a significant increase in publications on the subject between 2014 and 2024, even during a period of political pressure against it. Furthermore, there was a notable focus on transgender individuals in several studies. The works largely displayed a descriptive and analytical nature, addressing daily teaching and learning relationships, analyses of educational materials, teacher training, studies on educational guidelines, and bibliographic reviews in varying proportions. Finally, it was also observed that the geographical distribution of works focused on diversity follows the same pattern of regionalization found in Science and Biology education research in general, although with a specific predominance in Minas Gerais, led by the Federal University of Uberlândia, and with little participation from the state of São Paulo—characteristics that deviate from the norm. Thus, it is understood that the field is expanding and has expressed interest in describing everyday and curricular experiences, as well as in producing new intellectual resources for the practical development of lessons and classroom interventions. The topic is marked by deep political disputes, especially in light of the rise of neoconservatism in Brazil, and despite this, it remains a front not only of academic production but also of political activism for an agenda of equality and the valuing of LGBTI+ people’s dignity. | - |
Descrição: dc.description | 125 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Restricted Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Queer | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTI+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Queer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queer Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTI+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discrimination | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Título: dc.title | Diversidades de gênero e orientações sexuais na pesquisa em ensino de ciências e biologia: interesses, disputas e silenciamentos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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