Educação 5.0 e novas DCNS: proposição de um guia metodológico para docentes do curso de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense - Campus de Rio das Ostras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Mateus Carvalho-
Autor(es): dc.contributorSobral, Ana Paula Barbosa-
Autor(es): dc.contributorMussliner, Bruno Osvaldo-
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Fabrício Bagli-
Autor(es): dc.contributorVianna, Marcilene de Fátima Dianin-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Priscila Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057989-
Descrição: dc.descriptionA Educação 5.0 surge como uma evolução dos modelos educacionais, combinando tecnologia, humanização e desenvolvimento socioemocional. No ensino de Engenharia de Produção, essa abordagem busca preparar os alunos para os desafios da Indústria 5.0 e para um ambiente profissional cada vez mais digital e colaborativo. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo propor um guia metodológico para docentes, alinhado às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para Engenharia, visando promover a aderência ao novo currículo pedagógico do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense – Campus de Rio das Ostras. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica sobre Educação 5.0, levantamento dos estilos de aprendizagem dos estudantes de Engenharia de Produção por meio do questionário VARK e análise estatística dos dados coletados. Foram aplicados testes não paramétricos, como Qui-quadrado e Kruskal-Wallis, para identificar relações entre os estilos de aprendizagem, idade e o desempenho acadêmico. Os resultados revelam que a diversidade dos perfis de aprendizagem dos alunos exige estratégias pedagógicas mais dinâmicas e personalizadas. As análises indicam que metodologias ativas e ensino por competências, pilares da Educação 5.0, são eficazes para melhorar o engajamento e o aprendizado dos estudantes. O produto técnico desenvolvido nesta pesquisa consiste em um guia metodológico para docentes, que fornece diretrizes para a implementação da Educação 5.0 na Engenharia de Produção, auxiliando professores na adoção de práticas inovadoras alinhadas ao novo cenário educacional. A originalidade deste estudo reside na integração entre Educação 5.0, DCNs e estilos de aprendizagem, oferecendo uma abordagem prática para docentes do ensino de engenharia. Seu impacto social, econômico e acadêmico se dá pela contribuição na formação de engenheiros mais preparados para os desafios contemporâneos, promovendo inovação no ensino superior e maior alinhamento com as demandas do mercado de trabalho. Por fim, as limitações da pesquisa incluem a amostragem restrita aos alunos da UFF – Campus de Rio das Ostras. Estudos futuros podem expandir a análise para outros cursos e universidades, bem como testar a efetividade do guia em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionEducation 5.0 emerges as an evolution of educational models, combining technology, humanization, and socio-emotional development. In Production Engineering education, this approach aims to prepare students for the challenges of Industry 5.0 and an increasingly digital and collaborative professional environment. Given this scenario, this study aims to propose a methodological guide for educators, aligned with the new National Curriculum Guidelines (DCNs) for Engineering, to promote adherence to the new pedagogical curriculum of the Production Engineering course at the Federal Fluminense University – Rio das Ostras Campus. The methodology adopted includes a literature review on Education 5.0, an assessment of Production Engineering students' learning styles using the VARK questionnaire, and statistical analysis of the collected data. Non-parametric tests, such as Chisquare and Kruskal-Wallis, were applied to identify relationships between learning styles, age, and academic performance. The results reveal that the diversity of student learning profiles requires more dynamic and personalized pedagogical strategies. The analyses indicate that active methodologies and competency-based teaching, key pillars of Education 5.0, are effective in improving student engagement and learning. The technical product developed in this research consists of a methodological guide for educators, providing guidelines for implementing Education 5.0 in Production Engineering and supporting teachers in adopting innovative practices aligned with the new educational landscape. The originality of this study lies in the integration of Education 5.0, DCNs, and learning styles, offering a practical approach for engineering educators. Its social, economic, and academic impact stems from its contribution to training engineers better prepared for contemporary challenges, fostering innovation in higher education and greater alignment with market demands. Finally, the limitations of this research include the sample being restricted to students at UFF – Rio das Ostras Campus. Future studies may expand the analysis to other courses and universities, as well as test the effectiveness of the guide in classroom settings-
Descrição: dc.description185 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação 5.0-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectDCNs para engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectEngineering education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation 5.0-
Palavras-chave: dc.subjectSoft skills-
Palavras-chave: dc.subjectDCNs for engineering-
Título: dc.titleEducação 5.0 e novas DCNS: proposição de um guia metodológico para docentes do curso de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense - Campus de Rio das Ostras-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.