Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3295799847648304 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcia Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7714353355111033 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Abrahão de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2523009327795934 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Aline Gomes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6055657315924693 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2153641457624194 | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Aline Tavares de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37404 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057958 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado vem com o propósito de evidenciar e discutir as relações existentes entre deficiência e raça. A partir do sentido de interseccionalidade proposto por Patricia Hill Collins e Sirma Bilge e utilizando a metodologia da escrevivência de Conceição Evaristo, costuro os conceitos a partir da minha trajetória como uma pessoa negra e autista. Ao resgatar memórias vividas no cotidiano e também no que diz respeito à trajetória acadêmica, é possível observar que o sentido de escrevivência vai se alargando, se mostrando ferramenta fundamental para a produção de uma epistemologia que dê conta das vivências e saberes do povo negro e com deficiência, auxiliando na construção de identidade, acessibilidade e ativando o exercício de uma escrita que carrega consigo uma experiência coletiva, permitindo a compreensão de que é preciso estar em comunidade pois, quando escrevo sobre mim, escrevo o nós. Assim, contando minha história interpelo, pela interseccionalidade e pela escrevivência, meu lugar de formação, a psicologia, historicamente imersa em modos de produção de saber eurocentrados, brancos, masculinos e sem deficiência. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to highlight and discuss the relationships between disability and race. Based on the sense of intersectionality proposed by Patricia Hill Collins and Sirma Bilge and using Conceição Evaristo's escrevivência methodology, I weave the concepts based on my trajectory as a black and autistic person. When rescuing memories experienced in everyday life and also with regard to the academic trajectory, it is possible to observe that the sense of escrevivência is expanding, proving to be a fundamental tool for the production of an epistemology that accounts for the experiences and knowledge of black and disabled people, helping in the construction of identity, accessibility and activating the exercise of writing that carries with it a collective experience, allowing the understanding that it is necessary to be in community because, when I write about myself, I write we. Telling my story I question, through intersectionality and escrevivência, my place of formation, psychology, historically immersed in an eurocentric, white, male and non-disabled modes of knowledge production. | - |
Descrição: dc.description | 87 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Título: dc.title | Interseccionalidade, raça e deficiência: escrevivências de uma pessoa negra autista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: