Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3295799847648304 | - |
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virgínia Georg | - |
Autor(es): dc.contributor | Bampi, Maria Luisa Furlin | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Abrahão de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Balieiro, Thais Bispo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057948 | - |
Descrição: dc.description | Por meio desta dissertação buscamos investigar práticas alternativas do fazer psicológico na escola, tomando como base os entrelaçamentos entre a tríade ética-subjetividade-práxis. Para isso, inicialmente revisitamos a trajetória da psicologia em suas construções como campo de saber associado à instituição escolar, procurando entender como cada elemento da tríade foi sendo afirmado ao longo do tempo e das elaborações teórico-metodológicas. Fomos ao encontro de artigos publicados na interface psicologia-escola e fomos tomados pelo fato de que o gênero não pode ser desconsiderado quando tratamos de uma área em que a maioria é mulher. Além disso, pensando a nossa própria identidade de mulher não branca e na de estudantes da escola pública, fizemos discussões acerca da psicologia na escola e a questão racial. Concluímos que é preciso aterrar pela interseccionalidade as discussões da psicologia na escola. O resultado final foi a publicação de um artigo em que discutimos relações raciais e de gênero no Brasil e a prática da psicologia na escola. | - |
Descrição: dc.description | With this thesis, we hope to investigate alternative approaches for the psychology practice in the school context, using the ethics-subjectivity-praxis overlap triad as a grounding reference. Therefore, we initially reviewed the psychology journey in its development as a field of knowledge associated with school institutions, aiming to understand how each element of the triad has been contemplated through time and across theoretical-methodological constructions. We searched for published articles on the psychology-school interface and acknowledged that gender may not be disregarded when studying a women-dominated field. Thus, considering our own identity and background as a non-white female and former public school student, we fostered discussions about psychology at school around racial issues. In conclusion, it is necessary to approach discussions about psychology at school from an intersectional perspective. As a final result, we published an article in which we explore racial and gender issues in Brazil, and psychology practice in the school context. | - |
Descrição: dc.description | 115 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Praxis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology at school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race and gend | - |
Título: dc.title | BALIEIRO, Thais Bispo. Ética, subjetividade e práxis: perspectivas para a prática da psicóloga na escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: