Marketing de experiência: estudo de caso em um pequeno canal de transmissão de jogos online

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Renata Céli Moreira da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1059979897312592-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Denise Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3559888478267383-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Daniele Fernandes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4090157516142340-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Deborah Moraes Tavares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057943-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, realiza-se um estudo de caso que investiga como um pequeno canal de transmissão de jogos online, intitulado Irmãs Ervilhas, aplica o marketing de experiência para atrair e satisfazer seus espectadores. O referencial teórico deste estudo abrangeu o marketing, mix de marketing, marketing de relacionamento e, principalmente, marketing de experiências. Foram explorados conceitos de autores renomados, como Philip Kotler, Kevin Keller, e Bernd Schmitt, que forneceram a base para compreender como as experiências podem ser utilizadas para criar conexões emocionais profundas entre a marca (ou canal) e seus consumidores (ou seguidores). Foram utilizadas várias ferramentas de coleta de dados para o estudo de caso. A pesquisa documental envolveu a análise de materiais disponíveis nas redes sociais. A observação participante permitiu uma imersão profunda nas atividades do canal, pois a autora é uma das fundadoras. A entrevista em profundidade com outra fundadora do canal trouxe informações sobre a criação, desenvolvimento e operação do canal, assim como os desafios enfrentados e as práticas adotadas para manter a interação e satisfação dos espectadores. Os resultados indicaram que o canal Irmãs Ervilhas utiliza diversas estratégias de marketing de experiência para engajar seus seguidores. Entre as práticas identificadas, destacam-se a personalização, o engajamento e interatividade, a criação de comunidade e recompensa, a causa social e propósito, além das histórias e narrativas. A pesquisa revelou que a interação constante e personalizada com os seguidores é fundamental para manter a satisfação e promover um engajamento contínuo-
Descrição: dc.descriptionIn this work, a case study is carried out that observes and investigates how a small online game streaming channel, entitled Irmãs Ervilhas, applies experiential marketing to attract and satisfy its viewers. The theoretical framework of this study covered several areas of marketing, including general marketing, marketing mix, relationship marketing and, mainly, experiential marketing. Concepts from renowned authors were explored, such as Philip Kotler, Kevin Keller, and Bernd Schmitt, which provided the basis for understanding how experiences can be used to create deep emotional connections between the brand (or channel) and its consumers (or followers) To achieve the objectives of the study, several data collection methods were used. The Documentary research gattered the analysis of materials available on social networks. Participant observation allowed a deep immersion into the channel's activities, thanks to the author and one of the founders. An in-depth interview with another founder of the channel revealed valuable information about the creation, development and operation of the channel, covering topics such as the challenges faced and the practices adopted to maintain interaction and viewer satisfaction. The results indicated that the Irmãs Ervilhas channel uses several experiential marketing strategies to engage its followers. Among the practices identified, personalization, engagement and interactivity, the creation of community and reward, social cause and purpose, in addition to stories and narratives, stand out. The research revealed that constant and personalized interaction with followers is essential to maintain satisfaction and promote continuous engagement-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de experiência-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectJogos online-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing digital-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential marketing-
Palavras-chave: dc.subjectRelationship marketing-
Palavras-chave: dc.subjectOnline games-
Palavras-chave: dc.subjectCase study-
Título: dc.titleMarketing de experiência: estudo de caso em um pequeno canal de transmissão de jogos online-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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