Homeschooling: uma abordagem da educação domiciliar a partir do direito natural

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCasagrande, Cássio Luís-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2301328660354814-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Thaiana Conrado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3003972731679931-
Autor(es): dc.contributorCosati, Maria Clara Conde Moraes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0039222623939372-
Autor(es): dc.creatorDuvanel, Ulisses De Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36297-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057939-
Descrição: dc.descriptionUltimamente, a prática do homeschooling (educação domiciliar) vem crescendo exponencialmente. Cansadas da imposição estatal sobre a educação e a massificação do conhecimento seletivo, muitas famílias optam por esse modelo a fim de resgatar a autonomia sobre a educação dos filhos. Dessa forma, o presente texto visa tratar da educação domiciliar sob a luz da tradição do direito natural, resgatando asdiferenças essenciais entre o direito positivoe o direito natural. O texto abordará, inicialmente, aspectosfundamentais da educação, traçando sua perspectiva históricana civilização humana e como foi tratada ao longo das Constituições Brasileiras desde 1824 e uma introdução aos conceitos e definições do homeschooling. Após, é feita uma comparação entre o direito positivo e o direito natural, uma abordagem da educação domiciliar sob a luz deste e, por fim, uma análise do Recurso Extraordinário 888.815/RS sob esse viés-
Descrição: dc.descriptionLately, the practice of homeschooling has been growing exponentially. Tired of the state's imposition on education and the massification of selective knowledge, many families opt for this model in order to recover autonomy over their children's education. Thus, the present text aims to deal with homeschooling in the light of the natural law tradition, rescuing the essential differences between positive law and natural law. The text will initially address fundamental aspects of education, outlining its historical perspective on human civilization and how it has been treated throughout the Brazilian Constitutions since 1824 and an introduction to the concepts and definitions of homeschooling. Then, a comparison is made between positive law and natural law, an approach to homeschooling in the light of the latter and, finally, an analysis of Extraordinary Appeal 888.815/RS under this bias-
Descrição: dc.description53 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHomeschooling-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Domiciliar-
Palavras-chave: dc.subjectDireito Positivo-
Palavras-chave: dc.subjectDireito Natural-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Extraordinário 888.815/RS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino domiciliar-
Palavras-chave: dc.subjectDireito positivo-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso extraordinário-
Palavras-chave: dc.subjectHomeschooling-
Palavras-chave: dc.subjectEducation at home-
Palavras-chave: dc.subjectPositive Law-
Palavras-chave: dc.subjectNatural Law-
Palavras-chave: dc.subjectExtraordinary Appeal 888.815/RS-
Título: dc.titleHomeschooling: uma abordagem da educação domiciliar a partir do direito natural-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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