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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3295799847648304 | - |
Autor(es): dc.contributor | Baião, Jonê Carla | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Roberto Carlos da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Tiago Ribeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Abrahão de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5066303886905447 | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Daniel de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37531 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057933 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese versa sobre as minhas práticas antirracistas em sala de aula, um homem negro, professor de história na Educação Básica. Realizei uma pesquisa pelo entendimento das minhas escrevivências e pela análise da Base Nacional Curricular de História (BNCC), com o objetivo de articular identidade e currículo para um Ensino de História antirracista. A fim de atender a esta finalidade apresentei experiências da minha artesania pedagógica nas aulas de história que estão a serviço da formação identitária das(o) estudantes e fazem crítica à Educação Brancária. O exercício da Escrevivência como método e como ferramenta de investigação da presente tese fundamentou a análise e a proposição de um currículo afrodiaspórico praticado no cotidiano das aulas de história. Para tanto, tomei como aporte teórico as críticas de Paulo Freire, Antônio Bispo dos Santos, Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Franz Fanon, Stuart Hall entre outras(o). Por fim, desenvolvi reflexões tanto de um currículo afro diaspórico que possa sulear as(o) estudantes para a compreensão das suas identidades, como de propostas para as/os docentes na invenção de uma pedagogia antirracista e, portanto, contracolonizadora no Ensino de História. | - |
Descrição: dc.description | This Thesis is about my anti-racist practices in the classroom, a black history teacher in Basic Education. I carried out a research to understand my writings and to analyze the National Curricular History Base (BNCC), with the aim of articulating identity and curriculum for an anti-racist History Teaching. In order to meet this purpose, I presented experiences of my pedagogical craftsmanship in history classes that serve the identity formation of students and criticize White Education. The exercise of ―Escrivência” as a method and as a research tool for this thesis supported the analysis and proposition of an Afro-diasporic curriculum practiced in the daily life of history classes. For that, I took as a theoretical contribution the criticisms of Paulo Freire, Antônio Bispo dos Santos, Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Franz Fanon, Stuart Hall, among others. Finally, I developed reflections both on an Afro-diasporic curriculum that can guide students towards understanding their identities, and on proposals for teachers to invent an anti-racist and, therefore, counter-colonizing pedagogy in History Teaching. | - |
Descrição: dc.description | 135 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afrodiaspórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contracolonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia contracolonizadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Título: dc.title | Crítica à “educação brancária”: escrevivências, currículo e identidade para um ensino de história antirracista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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