Trajetória hipotética e real de aprendizagem e a resolução de problemas para o estudo de óxidos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Raiane Dandara Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6657374445349463-
Autor(es): dc.contributorSilva, Alceu Júnior Paz da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1217238715072158-
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.creatorMachado, Mylena Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36943-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057930-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo objetivou a elaboração e desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA) para o estudo do conteúdo de óxidos, sob a perspectiva da Resolução de Problemas (RP). O tema escolhido para gerenciar a elaboração dos problemas pautou-se na poluição proveniente de indústrias, mais especificamente a poluição atmosférica e da água, suas consequências e possíveis soluções. A proposta foi desenvolvida em duas turmas do nono ano de um colégio do município de Volta Redonda. Os dados obtidos a partir do desenvolvimento da THA foram comparados com a trajetória hipotética, mediante os pressupostos da análise de conteúdo, a fim de estabelecer convergências e divergências entre a etapa de planejamento e implementação dos problemas em sala de aula. Como resultados, a turma A originou maior número de unidades de registro, entretanto, a maior parte de suas respostas tinham como base o senso comum; contraditoriamente a turma B, que originou menor número de falas, demonstrou respostas mais adequadas, voltadas ao conteúdo e de cunho científico. Em síntese, foi possível identificar que os alunos atingiram os objetivos propostos em cada problema, interagiram bastante, levantaram questionamentos e demonstraram seus conhecimentos prévios acerca do conteúdo e do tema em questão. Além da metodologia da RP, utilizou-se também outros recursos didáticos, tais como simuladores e experimentos para subsidiar a metodologia empregada, potencializando a participação dos alunos e a condução da trajetória. Dessa forma, conclui-se que a utilização da THA permite ao professor traçar uma “rota”, detalhando como será o encadeamento dos conteúdos necessários para o aprendizado do aluno, partindo dos conhecimentos prévios dos mesmos, o que potencializa o processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que tange à característica da estratégia adotada (RP). Nesse viés, a RP promove a curiosidade e a participação dos alunos, ao abordar uma situação problemática local, bem como proporciona mobilizar seus conhecimentos prévios na busca da elaboração de hipóteses para resolver os problemas propostos, o que corrobora com os pressupostos construtivistas para o ensino-aprendizagem em Química e formação para a cidadania-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed at the elaboration and development of a hypothetical learning trajectory (HLT) for the study of oxide content, from the perspective of Problem Solving (PS). The theme chosen to manage the elaboration of the problems was based on the pollution coming from industries, more specifically air and water pollution, its consequences and possible solutions. The proposal was developed in two classes of the ninth year of a school in the municipality of Volta Redonda. The data obtained from the development of the THA were compared with the hypothetical trajectory, through the assumptions of content analysis, in order to establish convergences and divergences between the planning stage and the implementation of the problems in the classroom. As a result, class A generated a greater number of recording units, however, most of their answers were based on common sense; contradictorily, class B, which resulted in a smaller number of speeches, showed more adequate responses, focused on the content and of a scientific nature. In summary, it was possible to identify that the students reached the proposed objectives in each problem, interacted a lot, raised questions and demonstrated their previous knowledge about the content and the theme in question. In addition to the PS methodology, other didactic resources were also used, such as simulators and experiments to support the methodology used, enhancing student participation and conducting the trajectory. In this way, it is concluded that the use of HLT allows the teacher to trace a "route", detailing how the chain of contents necessary for the student's learning will be, based on their previous knowledge, which enhances the teaching and learning process. , especially with regard to the characteristic of the strategy adopted (PS). In this bias, PS promotes students' curiosity and participation, when addressing a local problematic situation, as well as mobilizing their previous knowledge in the search for the elaboration of hypotheses to solve the proposed problems, which corroborates the constructivist assumptions for teaching Learning in Chemistry and training for citizenship-
Descrição: dc.description95 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória hipotética de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectÓxidos-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectHypothetical learning trajectories-
Palavras-chave: dc.subjectOxides-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment pollution-
Título: dc.titleTrajetória hipotética e real de aprendizagem e a resolução de problemas para o estudo de óxidos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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