
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Quintana, Eduardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Jaqueline de Fatima | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Pablo de Vargas | - |
| Autor(es): dc.creator | Manhães, Claudia Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38832 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057894 | - |
| Descrição: dc.description | No presente Trabalho de Conclusão de Curso, o leitor é convidado a refletir sobre a inclusão na mediação. O papel central da escola é proporcionar o devido espaço ao aluno com deficiência, acolhendo-o com respeito, carinho e, principalmente, amor, para que seu desenvolvimento ocorra de forma espontânea e ele possa demonstrar suas capacidades. É fundamental que o aluno aprenda a dialogar espontaneamente como parte de seu processo de desenvolvimento intelectual, motor e social. Além disso, é importante que ele aprenda a lidar com os conflitos e a superá-los, sabendo que pode sempre contar com o apoio do mediador e do professor. Para tanto, busca-se aqui demonstrar a importância do mediador nas salas de aula, em especial os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que fazem parte da rede municipal de educação do município de Aperibé, estado do Rio de Janeiro. Embora o autismo seja uma condição complexa, é importante que os pais aceitem o diagnóstico e compreendam que seu filho precisará de suporte e, em alguns casos, de medicação. Um diagnóstico rápido e uma adaptação eficaz facilitarão a vida da família e a inclusão do aluno. Deste modo, através de uma pesquisa bibliográfica e da vivência da autora, traça-se como a mediação é hoje uma realidade que modifica a vida daqueles que dela necessitam, tendo o mediador um papel central nesta relação entre aluno inclusivo e escola. | - |
| Descrição: dc.description | In this Final Course Paper, the reader is invited to reflect on inclusion in mediation. The central role of the school is to provide the appropriate space for students with disabilities, welcoming them with respect, affection and, above all, love, so that their development occurs spontaneously and they can demonstrate their capabilities. It is essential that the student learns to dialogue spontaneously as part of their intellectual, motor and social development process. In addition, it is important that they learn to deal with conflicts and overcome them, knowing that they can always count on the support of the mediator and the teacher. To this end, we seek to demonstrate the importance of the mediator in the classroom, especially for students with ASD (Autism Spectrum Disorder) who are part of the municipal education network of the city of Aperibé, state of Rio de Janeiro. Although autism is a complex condition, it is important that parents accept the diagnosis and understand that their child will need support and, in some cases, medication. A quick diagnosis and effective adaptation will make life easier for the family and the inclusion of the student. Thus, through bibliographical research and the author's experience, it is outlined how mediation is today a reality that changes the lives of those who need it, with the mediator having a central role in this relationship between inclusive student and school. | - |
| Descrição: dc.description | 30 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aluno | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Título: dc.title | O papel do mediador e sua importância para o desenvolvimento do aluno com deficiência | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: