O papel do mediador e sua importância para o desenvolvimento do aluno com deficiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuintana, Eduardo-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Jaqueline de Fatima-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pablo de Vargas-
Autor(es): dc.creatorManhães, Claudia Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057894-
Descrição: dc.descriptionNo presente Trabalho de Conclusão de Curso, o leitor é convidado a refletir sobre a inclusão na mediação. O papel central da escola é proporcionar o devido espaço ao aluno com deficiência, acolhendo-o com respeito, carinho e, principalmente, amor, para que seu desenvolvimento ocorra de forma espontânea e ele possa demonstrar suas capacidades. É fundamental que o aluno aprenda a dialogar espontaneamente como parte de seu processo de desenvolvimento intelectual, motor e social. Além disso, é importante que ele aprenda a lidar com os conflitos e a superá-los, sabendo que pode sempre contar com o apoio do mediador e do professor. Para tanto, busca-se aqui demonstrar a importância do mediador nas salas de aula, em especial os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) que fazem parte da rede municipal de educação do município de Aperibé, estado do Rio de Janeiro. Embora o autismo seja uma condição complexa, é importante que os pais aceitem o diagnóstico e compreendam que seu filho precisará de suporte e, em alguns casos, de medicação. Um diagnóstico rápido e uma adaptação eficaz facilitarão a vida da família e a inclusão do aluno. Deste modo, através de uma pesquisa bibliográfica e da vivência da autora, traça-se como a mediação é hoje uma realidade que modifica a vida daqueles que dela necessitam, tendo o mediador um papel central nesta relação entre aluno inclusivo e escola.-
Descrição: dc.descriptionIn this Final Course Paper, the reader is invited to reflect on inclusion in mediation. The central role of the school is to provide the appropriate space for students with disabilities, welcoming them with respect, affection and, above all, love, so that their development occurs spontaneously and they can demonstrate their capabilities. It is essential that the student learns to dialogue spontaneously as part of their intellectual, motor and social development process. In addition, it is important that they learn to deal with conflicts and overcome them, knowing that they can always count on the support of the mediator and the teacher. To this end, we seek to demonstrate the importance of the mediator in the classroom, especially for students with ASD (Autism Spectrum Disorder) who are part of the municipal education network of the city of Aperibé, state of Rio de Janeiro. Although autism is a complex condition, it is important that parents accept the diagnosis and understand that their child will need support and, in some cases, medication. A quick diagnosis and effective adaptation will make life easier for the family and the inclusion of the student. Thus, through bibliographical research and the author's experience, it is outlined how mediation is today a reality that changes the lives of those who need it, with the mediator having a central role in this relationship between inclusive student and school.-
Descrição: dc.description30 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAluno-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectStudent-
Palavras-chave: dc.subjectMediation-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleO papel do mediador e sua importância para o desenvolvimento do aluno com deficiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.