Vínculos afetivos no processo ensino/ aprendizagem: experiências em escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorReis, Andrea Cardoso-
Autor(es): dc.contributorFigueira, Sandro Tiago da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9644090928677331-
Autor(es): dc.creatorFreire, Clara Lara Gadony Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37556-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057881-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo compreender a relevância dos vínculos afetivos no processo de ensino-aprendizagem desde a educação infantil, enfatizando a importância de uma abordagem sensível e atenta por parte do educador. Este tema mostra-se relevante nos estudos do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e também para a área da educação e formação de educadores. A pesquisa traz experiências e vivências de crianças em escolas de educação infantil e iniciou com a narrativa de minha trajetória pessoal e acadêmica, que desencadeou o interesse por investigar as relações afetivas construídas nas interações entre crianças e adultos no cenário escolar. A investigação dialoga com teorias e autores da Psicologia e da Educação, tais como Henri Wallon e Lev Vygotsky, e também com as experiências vivenciadas durante os estágios curriculares do curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta monografia caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, alicerçada nas contribuições teóricas de autores, que contribuem para a temática, além de ser uma pesquisa-formação, uma vez que essa metodologia articula o desenvolvimento pessoal e profissional com a produção de conhecimento, valorizando o protagonismo do indivíduo. O trabalho também adota uma abordagem narrativa, na medida em que destaca exemplos de histórias de vida e formação acadêmica pessoal e subjetiva. Foi possível identificar que a relação entre professor e estudante deve ser baseada no respeito mútuo, configurando-se também como uma expressão de afeto, indispensável para um ambiente educativo saudável e acolhedor.-
Descrição: dc.description35 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade. Processos relacionais. Ensino. Aprendizagem.-
Título: dc.titleVínculos afetivos no processo ensino/ aprendizagem: experiências em escolas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.