Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virginia Georg | - |
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virginia Georg | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andrea Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Sandro Tiago da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9644090928677331 | - |
Autor(es): dc.creator | Freire, Clara Lara Gadony Cavalcanti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37556 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057881 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo compreender a relevância dos vínculos afetivos no processo de ensino-aprendizagem desde a educação infantil, enfatizando a importância de uma abordagem sensível e atenta por parte do educador. Este tema mostra-se relevante nos estudos do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e também para a área da educação e formação de educadores. A pesquisa traz experiências e vivências de crianças em escolas de educação infantil e iniciou com a narrativa de minha trajetória pessoal e acadêmica, que desencadeou o interesse por investigar as relações afetivas construídas nas interações entre crianças e adultos no cenário escolar. A investigação dialoga com teorias e autores da Psicologia e da Educação, tais como Henri Wallon e Lev Vygotsky, e também com as experiências vivenciadas durante os estágios curriculares do curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta monografia caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, alicerçada nas contribuições teóricas de autores, que contribuem para a temática, além de ser uma pesquisa-formação, uma vez que essa metodologia articula o desenvolvimento pessoal e profissional com a produção de conhecimento, valorizando o protagonismo do indivíduo. O trabalho também adota uma abordagem narrativa, na medida em que destaca exemplos de histórias de vida e formação acadêmica pessoal e subjetiva. Foi possível identificar que a relação entre professor e estudante deve ser baseada no respeito mútuo, configurando-se também como uma expressão de afeto, indispensável para um ambiente educativo saudável e acolhedor. | - |
Descrição: dc.description | 35 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade. Processos relacionais. Ensino. Aprendizagem. | - |
Título: dc.title | Vínculos afetivos no processo ensino/ aprendizagem: experiências em escolas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: