Práticas educacionais inclusivas: um curso de formação continuada para professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDominick, Rejany dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9739481185536863-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8508252104810204-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0853766455572489-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Jaciara de Sá-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3247538196614621-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiane Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5113329654485826-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5533709679428549-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Lenilda de Matos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057874-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo é fruto de reflexões que foram se dando ao longo da minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Tem como objeto de investigação a formação dos professores no contexto da diversidade e da inclusão, com foco nas demandas de práticas pedagógicas inclusivas na escola. E como produto, a oferta de formação online para docentes de algumas redes públicas. A pesquisa teve como objetivo realizar estudos visando a oferta de curso de formação continuada on-line para professores que trabalham com a diversidade de alunos hoje matriculados nas escolas e analisar as narrativas. O estudo se baseia nos princípios da pesquisa-ação e com a perspectiva da pesquisa-formação narrativa autobiográfica entrelaçada pela abordagem qualitativa e quantitativa para o direcionamento das ações, relato das experiências e das análises. O estudo aconteceu em três etapas: levantamento de algumas das legislações vigentes e acordos internacionais sobre inclusão e diversidade, leituras para identificação das inclusões a serem realizadas nas escolas, rodas de conversa para estudos teóricos, elaboração e aplicação de enquete, análise dos dados coletados e definição das temáticas da formação; organização e oferta de um curso de formação para os professores do ensino médio a partir do resultado da enquete e análise das narrativas selecionadas e categorizadas à luz do referencial teórico correspondente a cada uma delas. O curso foi realizado de forma síncrona através de rodas de conversa e assíncrona utilizando-se a plataforma virtual. Os resultados da enquete geral, assim como os da específica, apontaram que os professores associam a inclusão às pessoas com deficiência e elegeram a questão étnico-racial como temática de maior relevância para a formação. As narrativas demonstraram que as práticas dos professores incluem exclusões, principalmente nos ambientes que deveriam ser inclusivos. Dessa forma, os resultados expressam que já caminhamos bastante em direção a práticas inclusivas na escola, mas que ainda há necessidade de ampliarmos as escutas entre docentes, ampliando os diálogos e reflexões sobre as narrativas para identificar indícios e caminhos conjuntos para avançarmos em direção à efetivação dos direitos dos estudantes em situação de inclusão. Hoje, temos legislação que garante direitos, mas nem sempre as práticas pedagógicas e o currículo praticado nas escolas garantem os direitos das diferentes inclusões que precisam acontecer.-
Descrição: dc.descriptionThis study emerged from reflections developed throughout my personal, academic, and professional journey. Its research focus refers on teacher training in the context of diversity and inclusion, particularly addressing the need for inclusive pedagogical practices within schools. The academic product provides online training for teachers from different public education networks. The research aimed to design and offer an online continuing education course for teachers dealing with the diversity of students currently enrolled in schools and to analyze their narratives. The study is based on the principles of action research and narrative autobiographical training, intertwining qualitative and quantitative approaches to guide actions, recount experiences, and conduct analyses. It was conducted in three stages: reviewing relevant legislation and international agreements on inclusion and diversity, identifying necessary inclusions in schools through readings, holding discussion groups for theoretical study, creating and administering a survey, analyzing the collected data, and defining the training themes. The next stage involved organizing and offering a training course for high school teachers based on the survey results and the analysis of selected and categorized narratives according to the corresponding theoretical framework. The course was conducted synchronously through discussion groups and asynchronously using a virtual platform. The results from both the general and specific surveys indicated that teachers associate inclusion primarily with people with disabilities and identified the ethnic-racial issue as the most significant topic for training. The narratives revealed that teachers' practices often involve exclusions, particularly in environments that should be inclusive. Thus, the findings indicate that there has been considerable progress towards inclusive practices in schools. However, there is still a need to improve communication among teachers, broaden discussions, and reflect on stories to recognize signs and find collaborative ways to further the realization of students' rights in inclusive environments. Although there is legislation ensuring rights, pedagogical practices, and programs in schools, it does not mean that always guarantee the necessary inclusions.-
Descrição: dc.description160 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas Autobiográficas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Inclusivas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiographical Narratives-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion in Education-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive Practices-
Título: dc.titlePráticas educacionais inclusivas: um curso de formação continuada para professores-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.