Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rito, Rosane Valéria Viana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5173401540736037 | - |
Autor(es): dc.contributor | Meloni, Rafaele Febrone | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2251874282728381 | - |
Autor(es): dc.contributor | Augusto, Ana Lúcia Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5314461167029139 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5571106018759607 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4373230063981829 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Leticia Sales | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Camila da Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36406 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057868 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: realizar revisão sistemática referente ao impacto das ações em aleitamento materno sobre promoção e apoio; conhecimento desses aspectos, e desfechos de saúde materna e infantil na atenção primária de saúde. Método: levantamento feito nas bases de dados LILACS e MEDLINE, entre janeiro e março de 2022, utilizando os termos de indexação: aleitamento materno e atenção primária de saúde. Resultado: 29 estudos compuseram a revisão. Desses, 22 foram realizados diretamente com participantes e sete analisaram o conjunto de unidades de saúde. Os tipos de intervenções foram capacitações; atividades em grupo; aconselhamento durante as consultas e cursos preparatórios na gestação. Os temas mais recorrentes nas ações foram os benefícios e o manejo do aleitamento materno. Em sua maioria os desfechos encontrados apresentaram impacto positivo, influenciando as taxas ou tempo de amamentação; melhorando o conhecimento de profissionais de saúde ou usuários; e aumentando a satisfação ou auto eficácia materna. Conclusão: o investimento no conjunto de atividades de formação profissional e de ações de educação nesse nível de atenção à saúde, baseada no aconselhamento e manejo de problemas contribuiu para a promoção do aleitamento materno. | - |
Descrição: dc.description | Objective: carry out a systematic review about the impact of promotion and support on breastfeeding; knowledge of these aspects, and maternal and child health outcomes in primary health care. Method: the selection was according to LILACS and MEDLINE databases, between January and March 2022, using the indexing terms: breastfeeding and primary health care. Result: 29 studies composed the review. Of those, 22 were carried out directly with participants and seven analyzed a group of health units. The types of interventions were training; group activities; counseling during pregnancy consultations and preparatory courses. The most recurrent themes in the actions were the benefits and management of breastfeeding. Most of the outcomes found had a positive impact, influencing breastfeeding rates or duration; improving the knowledge of health professionals or users; improving maternal and child health, such as reducing childcare consultations due to complaints, and increasing maternal satisfaction or self-efficacy. Conclusion: investment in a set of professional training activities and education actions at this level of health care, based on counseling and problem management, contributed to the promotion of breastfeeding. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aleitamento materno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aleitamento materno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de saúde materno-infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lactente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão sistemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Breastfeeding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary health care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervention | - |
Título: dc.title | Impacto de ações em aleitamento materno na atenção primária quanto aos desfechos em saúde materna e infantil; nas práticas de promoção e apoio, e no conhecimento profissional: uma revisão sistemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: