Invertebrados ameaçados de extinção do Estado do Rio de Janeiro: cara a cara com os problemas e soluções

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorMello, Renata Bacellar-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Vítor Manoel Rodrigues do-
Autor(es): dc.creatorDias, Diogo Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057867-
Descrição: dc.descriptionOs invertebrados são animais pouco chamativos e, muitas vezes, considerados como pragas, venenosos e nocivos para os humanos. Contudo, suas funções ecossistêmicas são fundamentais para todas as formas de vida na Terra, como por exemplo, a polinização. Esse trabalho focou nas espécies de invertebrados ameaçados de extinção que ocorrem no estado do Rio de Janeiro, com ênfase nas espécies que ocorrem no noroeste fluminense. Os objetivos deste trabalho foram investigar o que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais, de uma escola pública do município de Santo Antônio de Pádua, sabem sobre esse grupo de animais, construir e utilizar um jogo didático contextualizado, de caráter não descritivo e não memorístico, com ênfase nos invertebrados ameaçados de extinção do Rio de Janeiro e na mesorregião noroeste fluminense. Foi utilizada a metodologia dos três momentos pedagógicos. Inicialmente foi aplicado um questionário com o objetivo de descobrir o conhecimento prévio dos alunos acerca do tema. Em um segundo momento, foi apresentado o jogo didático “cara a cara” adaptado. No terceiro momento, após a turma participar do jogo, foi utilizada a análise do discurso do sujeito coletivo para avaliar o conhecimento obtido e o jogo didático. Foi possível concluir que o processo de ensino/aprendizagem através do jogo atingiu seu objetivo.-
Descrição: dc.description29 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogos didáticos. Invertebrados. Rio de Janeiro.-
Palavras-chave: dc.subjectJogos didáticos.-
Palavras-chave: dc.subjectInvertebrados.-
Título: dc.titleInvertebrados ameaçados de extinção do Estado do Rio de Janeiro: cara a cara com os problemas e soluções-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.