Guia para professores de crianças surdas: tecnologia digital como estratégia potencializadora de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7608500976832841-
Autor(es): dc.contributorTorres, Maria Carmen Euler-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4120545639433122-
Autor(es): dc.contributorCruz, Osilene Maria de Sá E Silva da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8086836093429390-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Tania Chalhub de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6737749200665570-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Fernanda de Fátima Moreira de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37578-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057846-
Descrição: dc.descriptionA educação inclusiva, que busca garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, é um princípio fundamental em sociedades justas e igualitárias. Sob essa ótica, a educação de alunos surdos, em particular, demanda abordagens específicas que respeitem a diversidade de necessidades e proporcionem um ambiente de aprendizagem acessível e eficaz. Nesse contexto, a utilização de tecnologias digitais na educação infantil como práticas pedagógicas potencializadoras da aprendizagem da criança surda desempenha um papel significativo e transformador, no sentido de potencializar as formas de ensino e aprendizagem do aluno surdo. No entanto, o uso efetivo dessas tecnologias digitais requer conhecimento, orientação e estratégias adequadas. Este Guia Norteador para surdos na Educação Infantil foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa exploratória de revisão bibliográfica. A pesquisa buscou coletar e analisar informações e conhecimentos relevantes disponíveis na literatura, a fim de fornecer orientações práticas e embasadas na pesquisa para educadores, gestores, pais e demais profissionais envolvidos na educação de crianças surdas.Os resultados obtidos se baseiam em práticas pedagógicas através da tecnologia digital, respaldadas por diferentes autores (Nicolete, 2013; Souza, 2020; Albuquerque, 2020; Carvalho e Benicio, 2022; Azevedo, 2022, entre outros). Além disso, observou-se a relevância da plataforma virtual YouTube, que contém uma vasta gama de vídeos prático-pedagógicos. Essas fontes de referência contribuíram significativamente para o desenvolvimento deste Guia Norteador para surdos na Educação Infantil. Espera-se que o conteúdo apresentado aqui promova uma educação mais inclusiva e eficaz, capacitando as crianças surdas para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional em um ambiente educacional enriquecido e personalizado às suas necessidades.-
Descrição: dc.descriptionInclusive education, which seeks to ensure that all students have access to quality education, is a fundamental principle in just and egalitarian societies. From this perspective, the education of deaf students, in particular, demands specific approaches that respect the diversity of needs and provide an accessible and effective learning environment. In this context, the use of digital technologies in early childhood education as pedagogical practices that enhance the learning of deaf children plays a significant and transformative role in improving the teaching and learning methods for deaf students. However, the effective use of these digital technologies requires knowledge, guidance, and appropriate strategies. This Guiding Guide for Deaf Children in Early Childhood Education was developed based on exploratory qualitative research of bibliographic review. The research aimed to collect and analyze relevant information and knowledge available in the literature to provide practical and research-based guidance for educators, administrators, parents, and other professionals involved in the education of deaf children. The results obtained are based on pedagogical practices through digital technology, supported by different authors (Nicolete, 2013; Souza, 2020; Albuquerque, 2020; Carvalho and Benicio, 2022; Azevedo, 2022, among others). Additionally, the relevance of the YouTube virtual platform, which contains a wide range of practical-pedagogical videos, was observed. These reference sources significantly contributed to the development of this Guiding Guide for Deaf Children in Early Childhood Education. It is hoped that the content presented here will promote more inclusive and effective education, empowering deaf children for academic, social, and emotional development in an educational environment enriched and personalized to their needs.-
Descrição: dc.description120 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectcriança surda-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectearly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectdigital technology-
Palavras-chave: dc.subjectinclusion-
Palavras-chave: dc.subjectpedagogical practices-
Palavras-chave: dc.subjectdeaf child-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Sign Language (Libras)-
Título: dc.titleGuia para professores de crianças surdas: tecnologia digital como estratégia potencializadora de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.