Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Jones | - |
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Jones | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdon, Miriam del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | Martelo, Mitchael Alfonso Plaza | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Yuri Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:16:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:16:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39579 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057844 | - |
Descrição: dc.description | A relevância da Educação Financeira concentra nos últimos anos grande destaque, principalmente pelos efeitos vistos na economia, com crises econômicas geradas pelo efeito da pandemia e guerras, fatores que mesmo impactando um ambiente global, pesam no dia a dia da sociedade brasileira, e a falta de acesso a Educação Financeira, pode incentivar aos elevados índices de endividamento e inadimplência. Como forma de controlar e orientar os cidadãos, a inserção desse tema nas escolas é impulsionado principalmente pela Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, muitos autores já tentam propagar a importância e a necessidade de inserção do tema nas salas de aula, mas em vista a pontos críticos, pode se notar um maior movimento de inserção como parte do ensino base, capacitando e gerando a inclusão para a sociedade. Esse estudo tem como base demonstrar como os princípios básicos quando bem inseridos e, ensinados com qualidade, são diferenciais para o desenvolvimento da sociedade brasileira e de uma vida mais saudável financeiramente, sendo o direito de todos participar e ser incluído nesse pilar da educação matemática, além de explorar e analisar o comportamento financeiro de um grupo de pessoas, analisando pontos críticos. | - |
Descrição: dc.description | The relevance of Financial Education has been highlighted in recent years, mainly due to the effects seen in the economy, with economic crises generated by the effect of the pandemic and wars, factors that, even impacting a global environment, weigh on the daily lives of Brazilian society, and the lack of of access to Financial Education, can encourage high indebtedness and default rates. As a way of controlling and guiding citizens, the insertion of this theme in schools is mainly driven by the National Strategy for Financial Education - ENEF, many authors already try to propagate the importance and the need for insertion of the theme in classrooms, but in view of critical points, it can be noted a greater insertion movement as part of basic education, training and generating inclusion for society. This study is based on demonstrating how the basic principles, when well inserted and taught with quality, are differentials for the development of Brazilian society and a healthier financially life, being the right of all to participate and be included in this pillar of mathematics education, in addition to exploring and analyzing the financial behavior of a group of people, analyzing critical points. | - |
Descrição: dc.description | 49 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira nas Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Financeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orçamento Doméstico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial Education in Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domestic Budget | - |
Título: dc.title | Princípios para uma vida financeira ativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: