Aplicando o design centrado no usuário para otimizar o encontro entre jogadores em plataformas de jogos online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrevisan, Daniela Gorski-
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.contributorMotta, Rebeca Campos-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Cledson da Silva-
Autor(es): dc.creatorSouza, Vitor Almeida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36663-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057840-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho explora o uso do Design Centrado no Usuário (DCU) e do Design Thinking (DT) para desenvolver uma aplicação voltada à otimização da conexão entre jogadores em plataformas de jogos online. Com base em métodos como entrevistas, questionários e análise competitiva, foi possível compreender as necessidades e expectativas dos usuários, guiando o desenvolvimento do protótipo interativo no Figma. A aplicação foi validada por meio de Avaliação Heurística, First Click Test e do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), garantindo usabilidade e aceitação da solução proposta. Os resultados indicaram que o protótipo atende às principais demandas dos jogadores, oferecendo um ambiente intuitivo e eficiente para o encontro de jogadores. Apesar das limitações em relação ao número de participantes nos testes, o projeto contribui para o campo de Interação Humano-Computador (IHC) e representa uma solução prática para um problema real enfrentado pela comunidade de jogadores.-
Descrição: dc.descriptionThis study explores the use of User-Centered Design (UCD) and Design Thinking (DT) to develop an application aimed at optimizing the connection between players on online gaming platforms. Using methods such as interviews, surveys, and competitive analysis, it was possible to understand the needs and expectations of users, guiding the development of an interactive prototype in Figma. The application was validated through Heuristic Evaluation, First Click Test, and the Technology Acceptance Model (TAM), ensuring usability and acceptance of the proposed solution. The results indicated that the prototype meets the main demands of players, providing an intuitive and efficient matchmaking environment. Despite limitations regarding the number of participants in the tests, the project contributes to the field of Human-Computer Interaction (HCI) and represents a practical solution to a real problem faced by the gaming community.-
Descrição: dc.description95 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesign Centrado no Usuário-
Palavras-chave: dc.subjectInteração Humano-Computador-
Palavras-chave: dc.subjectJogos online-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEncontro de jogadores-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em computador-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em grupo-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectUser-Centered Design-
Palavras-chave: dc.subjectHuman-Computer Interaction-
Palavras-chave: dc.subjectOnline games-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectMatchmaking-
Título: dc.titleAplicando o design centrado no usuário para otimizar o encontro entre jogadores em plataformas de jogos online-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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