Caminhando entre sulcos na terra: visualidades camponesas enquanto ações estético-educativas no assentamento Zumbi dos Palmares (RJ)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorSteffen, Analu-
Autor(es): dc.contributorVivar, Fabián Cervallos-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Francione Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Leandro de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:16:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:16:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057838-
Descrição: dc.descriptionEsta tese explora as visualidades em suas dimensões estético-educativas e relações com a construção do conhecimento e práticas sociais no campo. O trabalho parte da questão: como visualidades no assentamento Zumbi dos Palmares participam de processos estético-educativos na/da espacialidade do campo? Parte-se da hipótese de que essa visualidade deflagra processos tanto estéticos quanto educativos, participando da formação cidadã crítica e contribuindo para a transformação social na/da espacialidade do território. Por isso, propõe-se o conceito de visualidades camponesas, compreendidas como manifestações estéticas que emergem da vida no assentamento e seus modos de existência, resistência e reexistência. O objetivo geral da investigação consiste em compreender como ocorre a participação da visualidade em tais processos e para alcançá-lo, os objetivos específicos são: (1) Observar processos de criação de visualidades no cotidiano da espacialidade do assentamento Zumbi dos Palmares (RJ); (2) Identificar aspectos estético-educativos na criação de visualidades do assentamento junto às/aos participantes da investigação; e (3) Analisar como a criação de visualidades camponesas colabora com processos estético-educativos no assentamento Zumbi dos Palmares (RJ). Para tanto, o trabalho dialoga com os estudos sobre Ensino, na perspectiva da Cultura e Educação Popular; da Cultura Visual e suas abordagens sobre as visualidades; e das Espacialidades, destacando o território camponês e sua singularidade estética em contextos de resistência frente às desigualdades sociais, culturais e educativas. Ademais, a abordagem qualitativa e participativa da investigação envolve a observação, identificação e análise da visualidade ocorrida no campo da pesquisa. Colaboram com o trabalho assentadas/os da reforma agrária, agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), profissionais de Ensino e estudantes da escola presente no assentamento. A análise articula teoria e a empiria, em meio aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso e da criação de dimensões estético educativas construídas a partir dos dados coletados, a saber: reexistir, denunciar, cuidar, vernacular e imaginar. Os resultados e a discussão indicam que tais dimensões apontam para as visualidades camponesas como ações estético-educativas que contribuem para a formação cidadão e inclusão sociocultural no campo. Isto permite afirmar o assentamento como espaço não-formal de ensino, agenciando oportunidades de transformação da realidade ao desafiar discursos excludente que classificam a vida camponesa como atrasada, conformada e improdutiva. Conclui-se que os olhares e vozes das participantes da investigação indicam novas miradas para a vida no campo, caminhando em direção a um projeto de sociedade menos desigual, mais justa e atenta ao que ensinam as visualidades camponesas.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis explores peasant visualities through their aesthetic-educational dimensions and their relationship with knowledge construction and social practices in rural contexts. The study is guided by the following question: how do visualities in the Zumbi dos Palmares settlement participate in aesthetic-educational processes within the spatiality of the countryside? It starts from the hypothesis that these visualities trigger both aesthetic and educational processes, contributing to critical citizenship formation and social transformation within the territory. To address this, it proposes the concept of peasant visualities, understood as aesthetic manifestations that emerge from life in the settlement and its modes of existence, resistance, and re-existence. The general objective of this research is to understand how visualities engage in these processes. To achieve this, the specific objectives are: (1) to observe the processes of creating visualities in the daily spatiality of the Zumbi dos Palmares settlement (RJ); (2) to identify aesthetic-educational aspects in the creation of visualities within the settlement, in collaboration with the research participants; and (3) to analyze how the creation of peasant visualities contributes to aesthetic-educational processes in the Zumbi dos Palmares settlement (RJ). To this end, the study dialogues with research on Teaching, approached from the perspective of Popular Education; Visual Culture and its discussions on visualities; and Spatialities, emphasizing the aesthetic singularity of peasant territories in contexts of resistance to social, cultural, and educational inequalities. Additionally, the qualitative and participatory approach of this research involves the observation, identification, and analysis of visualities within the field. The study carries out in collaboration with agrarian reform settlers, agents from the Pastoral Land Commission (CPT), educators, and students from the settlement’s school. The analysis intertwines theoretical and empirical perspectives, drawing on the principles of Critical Discourse Analysis and the development of aesthetic-educational dimensions derived from the collected data, namely: re-existing, denouncing, caring, vernacular, and imagining. The results and discussion indicate that these dimensions position peasant visualities as an aesthetic-educational actions that fosters citizenship education and socio-cultural inclusion in rural spaces. This allows the settlement to be affirmed as a non-formal educational space, fostering opportunities for social transformation by challenging exclusionary discourses that classify peasant life as backward, static, and unproductive. In conclusion, the perspectives and voices of the research participants reveal new ways of envisioning life in the countryside, moving toward a less unequal and fairer society— one that is attentive to the knowledge embedded in peasant visualities.-
Descrição: dc.description294 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVisualidades camponesas; Ensino; Espacialidades; Cultura Visual; Práxis visual-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social, Educação não-formal, Cultura, Assentamento rural, Camponês-aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectPeasant visualities; Teaching; Spatiality; Visual culture; Visual praxis-
Título: dc.titleCaminhando entre sulcos na terra: visualidades camponesas enquanto ações estético-educativas no assentamento Zumbi dos Palmares (RJ)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.