Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Valdecyr Herdy | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5447343127674320 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Clisângela Lago | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1379096849417363 | - |
Autor(es): dc.contributor | Albarracin, Daniel Gonzalo Eslava | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Audrey Vidal | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2510148795147954 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9595522222620157 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Rafaela Chagas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36688 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057834 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: o acompanhamento do pré-natal na Atenção Primária em Saúde é um desafio para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030, no âmbito do sistema de saúde público do Brasil. Ampliar as ações de enfermagem na consulta de pré-natal, com foco em prevenção de doenças, promoção da saúde e estratificação de risco obstétrico, contribui para o trabalho em rede coordenado pelo enfermeiro, consequentemente, soma-se à melhoria dos indicadores obstétricos em saúde. Objetivo: implementar estratégia de melhoria no cuidado às gestantes em unidade de saúde da família da zona rural de Rio Branco, Acre. Método: estudo quantitativo, de análise descritiva, ancorado na ciência da implementação de melhorias realizadas por meio da análise dos indicadores obstétricos do sistema de informação em saúde da atenção básica. Resultados: na etapa quantitativa, foi realizado diagnóstico situacional dos indicadores obstétricos da base de dados do sistema de informação em saúde da atenção básica. O resultado evidencia fragilidades na atenção obstétrica no Brasil e no estado do Acre, com destaque para a capital Rio Branco, que passou da razão de 18,36 mortes maternas por 100 mil nascido vivos em 2020 para 123,54 em 2021. O indicador de cobertura da atenção primária torna evidente a desigualdade no acesso aos serviços no Brasil, onde somente 45% das gestantes iniciaram o acompanhamento pré-natal até a 12ª semana de gestação, em 2022, no Acre e em Rio Branco, esse percentual é cerca de 52,4% e 51,7% respectivamente. A maior fragilidade foi quanto ao indicador de proporção de gestantes com acompanhamento odontológico; na capital Rio Branco (10%) e na USF da pesquisa (5%). Na etapa de construção do plano de melhorias, foi criado um infográfico animado, com ilustrações mais próximas da realidade das gestantes de comunidade rural. O conteúdo da narrativa foi descrito com linguagem acessível para diversos públicos, principalmente gestantes e familiares, com orientações sobre importância do pré-natal com enfermeiro da atenção primária à saúde, precoce e continuamente. O produto é uma tecnologia educacional em saúde, possui duração de 2 minutos e 30 segundos e é de fácil acesso através das mídias sociais. Conclusão: as desigualdades de acesso evidenciadas na pesquisa existem há tempos. Diante da necessidade de impedir que mais desfechos desfavoráveis ocorram durante o ciclo gravídico-puerperal, fortalecer as ações das equipes de saúde da família, que atuam no território sob coordenação do enfermeiro, é fundamental. Intervenções no campo do pré-natal, para famílias e comunidades, são essenciais na luta contra a inadequação da assistência às grávidas e, principalmente, na redução da morbimortalidade materna. A tecnologia educacional em saúde foi criada com base nos resultados do diagnóstico situacional, associado às cinco etapas do método do processo de enfermagem e melhores evidências científicas acerca da temática. Acredita-se na possibilidade do impacto positivo nas ações coordenadas pelo enfermeiro na atenção primária, pela facilidade de publicização das informações acerca da importância do cuidado em tempo oportuno para o pré-natal a grávidas, famílias e comunidades. Produto gerado: Infográfico animado intitulado: Pré-natal é Vida! | - |
Descrição: dc.description | 77 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado Pré-natal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Avançada de Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mortalidade Materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado Pré-natal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Avançada de Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mortalidade Materna | - |
Título: dc.title | Intervenção no campo do pré-natal, a partir do processo de enfermagem, em Unidades de Saúde da Família de Rio Branco, Acre | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: