Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Margarida dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Simão, Marcelo Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Fábio Pacheco | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Roberta Maria Fazol de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39004 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057830 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como tema a Interdisciplinaridade e matemática. Procura investigar as práticas interdisciplinares de matemática do ensino fundamental II, no município de Aperibé-RJ. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de forma descritiva, ilustrada com alguns gráficos. É desenvolvida utilizando-se da metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo. A técnica empregada para a coleta de dados foi o questionário. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram: Fazenda (2011), D’Ambrosio (2013), Fiorentini (1995) e Base Nacional Comum Curricular (2018). Posteriormente, focou-se na utilização da interdisciplinaridade na formação de professores de matemática. A elaboração do questionário teve a pretensão de coleta de informações no tocante às práticas interdisciplinares dos professores de matemática, bem como suas concepções, dificuldades enfrentadas e incentivo por parte das instituições escolares onde lecionam. Na análise deste estudo, percebe-se que alguns professores não utilizam a interdisciplinaridade, muitas vezes pela má compreensão do tema; mas a maioria acredita que é possível realizar um trabalho interdisciplinar com a matemática e que ele é importante para promover um amplo conhecimento para os alunos e trazer mais motivação nas aulas. Em suma, entende-se que para se realizar um trabalho interdisciplinar é muito importante que haja incentivo das instituições escolares e que o tema seja trabalhado ainda na formação dos professores. Compreende-se que a interdisciplinaridade é uma aliada na construção de um ensino de qualidade da matemática, mesmo com todas as limitações enfrentadas no processo educativo. Portanto, é uma proposta desafiadora! | - |
Descrição: dc.description | This study has as its theme Interdisciplinarity and Mathematics. Try to investigate the interdisciplinary practices of mathematics of elementary school II, in the municipality of Aperibé-RJ. It is characterized as a research with a qualitative approach, in a descriptive way, illustrated with some graphics. It is developed using the research methodology bibliography and field. The technique used for data collection was the questionnaire. The main authors that supported the research were: Fazenda (2011), D’Ambrosio (2013), Fiorentini (1995) and Base Nacional Comum Curricular (2018). Postmore recently, it focused on the use of interdisciplinarity in the training of teachers of math. The elaboration of the questionnaire was intended to collect information on the regarding the interdisciplinary practices of mathematics teachers, as well as their ceptions, difficulties faced and encouragement from the school institutions where tion. In the analysis of this study, it is clear that some teachers do not use the disciplinarity, often due to poor understanding of the topic; but most believe that it is possible to carry out interdisciplinary work with mathematics and that it is important to promote broad knowledge for students and bring more motivation in the classrooms. them. In short, it is understood that in order to carry out an interdisciplinary work it is very important to so that there is incentive from school institutions and that the theme is still worked on in the teacher training. It is understood that interdisciplinarity is an ally in the construction of a quality teaching of mathematics, even with all the limitations faced in the educational process. So it’s a challenging proposition. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental II. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Math. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary education II. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training. | - |
Título: dc.title | Olhares interdisciplinares de professores de Matemática do município de Aperibé-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: