Alocação de rotas para transportadoras com apoio de métodos multicriterio e um modelo de otimização: estudo de caso em uma empresa de bebidas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Diogo Ferreira de Lima-
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.contributorPereira, Leydiana de Sousa-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Laís Sant'Anna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057804-
Descrição: dc.descriptionOs processos de licitação ocorrem no setor público e privado, no qual a tomada de decisão envolve múltiplos fatores que podem ser conflitantes e devem ser considerados em conjunto. O presente estudo apresenta uma modelagem envolvendo métodos de Apoio Multicritério à Decisão e um modelo de otimização inteira mista para a resolução do problema de alocação de rotas para as transportadoras em um processo licitatório de uma empresa de bebidas. Inicialmente, cada rota será composta por um conjunto de alternativas (transportadoras), critérios (custo e originados do PGT – Programa de Gestão de Transportadoras que é um acompanhamento com indicadores internos da companhia), capacidade da transportadora (pallets) e a demanda da rota (mensal). Com estes dados de entrada, foi avaliado três cenários para o estudo de caso: transportadoras antigas e transportadoras antigas com novas (utilização de métricas de mínimo ou satisfatório no PGT). Os casos de transportadoras novas que não possuem informações de desempenho e nível de serviço, foi utilizado os valores meta do PGT de cada critério para não descartarem as alternativas. A modelagem inclui o uso do Best-Worst Method (BWM) para a obtenção de pesos que, posteriormente, são aplicados no método PROMETHEE II para aplicação das funções de preferência. Como output, será a sugestão do share a ser atendido por cada transportadora, levando em considerações as restrições estipuladas no modelo de designação. Para fins de análise de sensibilidade, foram criadas simulações com o percentual máximo de share para cada transportadora considerando 40%, 50% e 60%. Após estas simulações, foram executadas para 40% o ajuste da capacidade da transportadora considerando 70% do valor divulgado devido a suspeita de capacidade excedente. Por fim, uma análise foi realizada para avaliar a performance de transportadoras vencedoras do último bidding através de uma modelagem multicritério usando os métodos BWM e PROMETHEE II e métricas associadas ao PGT.-
Descrição: dc.descriptionBidding processes occur in the public and private sector, in which decision-making involves multiple factors that may be conflicting and must be considered together. The present study presents modeling involving Multi-Criteria Decision Support methods and a mixed integer optimization model to solve the route allocation problem for carriers in a bidding process for a beverage company. Each route will be made up of a set of alternatives (carriers), criteria (cost and originated from the PGT – Carrier Management Program, which is a monitoring system with internal company indicators), carrier capacity (pallets) and route demand (monthly). With this input data, three scenarios were evaluated for the case study: active carriers and active carriers with new ones (use of minimal or satisfactory metrics in the PGT). In the case of new carriers that do not have performance and service level information, the PGT target values for each criterion were used so as not to remove the alternatives. The modeling includes the use of the Best-Worst Method (BWM) to obtain weights which are then applied to the PROMETHEE II method to apply the preference functions. The output will be the suggestion of the share to be done by each carrier, taking into account the restrictions stipulated in the designation model. For sensitivity analysis purposes, simulations were created with the maximum share percentage for each carrier considering 40%, 50%, and 60%. After these simulations, the carrier's capacity was adjusted to 40%, considering 70% of the published value due to suspected overcapacity. Finally, an analysis was carried out to evaluate the performance of carriers that won the last bidding through a multi-criteria modeling using the BWM and PROMETHEE II methods and metrics associated with the PGT.-
Descrição: dc.description116 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectApoio Multicritério à Decisão-
Palavras-chave: dc.subjectProblema de designação-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectCarro de transporte-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização de processo-
Palavras-chave: dc.subjectMulticriteria decision analysis-
Palavras-chave: dc.subjectBWM-
Palavras-chave: dc.subjectPROMETHEE-
Palavras-chave: dc.subjectBidding-
Palavras-chave: dc.subjectAssignment problem-
Título: dc.titleAlocação de rotas para transportadoras com apoio de métodos multicriterio e um modelo de otimização: estudo de caso em uma empresa de bebidas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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