Cultura Oceânica e discussão da relação sociedade-natureza: usando o caso da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil) no Ensino Fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Edson Pereira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5117796485284748-
Autor(es): dc.contributorMarques Junior, Aguinaldo Nepomuceno-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2750898184469919-
Autor(es): dc.contributorFreire, Larissa Medeiros-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0463322276805994-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1970075442296547-
Autor(es): dc.contributorhttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=4641AD1D4F9FF7950404F69C37DCE761#-
Autor(es): dc.creatorVianna, Victor Hugo Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36338-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057802-
Descrição: dc.descriptionA crise socioambiental (poluição, perda da biodiversidade, emergência climática, fome etc.) advém de uma relação sociedade-natureza regida pelo valor de troca dos recursos naturais em detrimento das necessidades humanas. A Cultura Oceânica (CO) é um movimento que tem por objetivo “a compreensão da influência dos oceanos sobre os seres humanos, bem como a influência deles no oceano” oferecendo, assim, uma possibilidade de discussão da relação sociedade-natureza. Neste sentido, esse trabalho buscou desenvolver e aplicar atividades que promovessem a discussão do tema em turmas de aceleração do Ensino Fundamental de uma escola pública (Niterói, RJ). No primeiro capítulo deste trabalho é descrito o processo de criação, aplicação (em três casos distintos: estudo piloto, minicurso e escola) e avaliação de um jogo de tabuleiro denominado “Baía de Guanabara Através do Tempo”. A partir da reconstrução de uma linha do tempo com eventos históricos que influenciaram o estado atual de degradação deste cartão postal da cidade do Rio de Janeiro (Brasil), o jogo busca promover a discussão crítica da relação sociedade-natureza. No segundo capítulo é descrita a realização de uma intervenção de CO (aulas expositivas, júri simulado, jogo didático, brainstorm, saída de campo) na qual se discutiu com os alunos a relação sociedade-natureza tomando como estudo de caso a Baía de Guanabara. Os resultados indicaram uma mudança de perspectiva dos alunos em relação à importância histórica, econômica, cultural e social da Baía. Mais que isso, os alunos demonstraram compreender que o estado atual da Baía de Guanabara é resultado de um processo histórico no qual diferentes relações sociais estiveram e estão ainda presentes.-
Descrição: dc.description72 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/msword-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Didáticas; Jogo de Tabuleiro; Ensino de Biologia; Interdisciplinaridade; Saída de Campo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia, Abordagem interdiscilpinar do conhecimento na educação, Jogo educativo, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic activities; Boardgame; Interdisciplinarity; Biology Teaching; Field trip-
Título: dc.titleCultura Oceânica e discussão da relação sociedade-natureza: usando o caso da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil) no Ensino Fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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