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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edson Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5117796485284748 | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques Junior, Aguinaldo Nepomuceno | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2750898184469919 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Larissa Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0463322276805994 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1970075442296547 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=4641AD1D4F9FF7950404F69C37DCE761# | - |
Autor(es): dc.creator | Vianna, Victor Hugo Cordeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36338 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057802 | - |
Descrição: dc.description | A crise socioambiental (poluição, perda da biodiversidade, emergência climática, fome etc.) advém de uma relação sociedade-natureza regida pelo valor de troca dos recursos naturais em detrimento das necessidades humanas. A Cultura Oceânica (CO) é um movimento que tem por objetivo “a compreensão da influência dos oceanos sobre os seres humanos, bem como a influência deles no oceano” oferecendo, assim, uma possibilidade de discussão da relação sociedade-natureza. Neste sentido, esse trabalho buscou desenvolver e aplicar atividades que promovessem a discussão do tema em turmas de aceleração do Ensino Fundamental de uma escola pública (Niterói, RJ). No primeiro capítulo deste trabalho é descrito o processo de criação, aplicação (em três casos distintos: estudo piloto, minicurso e escola) e avaliação de um jogo de tabuleiro denominado “Baía de Guanabara Através do Tempo”. A partir da reconstrução de uma linha do tempo com eventos históricos que influenciaram o estado atual de degradação deste cartão postal da cidade do Rio de Janeiro (Brasil), o jogo busca promover a discussão crítica da relação sociedade-natureza. No segundo capítulo é descrita a realização de uma intervenção de CO (aulas expositivas, júri simulado, jogo didático, brainstorm, saída de campo) na qual se discutiu com os alunos a relação sociedade-natureza tomando como estudo de caso a Baía de Guanabara. Os resultados indicaram uma mudança de perspectiva dos alunos em relação à importância histórica, econômica, cultural e social da Baía. Mais que isso, os alunos demonstraram compreender que o estado atual da Baía de Guanabara é resultado de um processo histórico no qual diferentes relações sociais estiveram e estão ainda presentes. | - |
Descrição: dc.description | 72 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/msword | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Didáticas; Jogo de Tabuleiro; Ensino de Biologia; Interdisciplinaridade; Saída de Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia, Abordagem interdiscilpinar do conhecimento na educação, Jogo educativo, Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic activities; Boardgame; Interdisciplinarity; Biology Teaching; Field trip | - |
Título: dc.title | Cultura Oceânica e discussão da relação sociedade-natureza: usando o caso da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil) no Ensino Fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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