A relevância dos espaços de eventos em empreendimentos hoteleiros e o impacto da covid-19: uma referência a partir do centro de convenções & hotéis Windsor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.creatorMaciel, Antonio Jefferson da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37860-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057799-
Descrição: dc.descriptionA pandemia da COVID-19 afligiu todo o empreendimento hoteleiro, porém o departamento de eventos, levando em consideração sua lenta retomada, foi o mais atingido, se comparado aos outros departamentos. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo analisar o departamento de eventos dos meios de hospedagem, compreendendo sua estrutura e apresentando as principais dificuldades encontradas na vivência da pandemia, além de discorrer acerca dos protocolos e principais medidas adotadas para a retomada das atividades. Para tanto, foi adotado como objeto de estudo o Centro de Convenções e Hotéis Windsor (CCHW), empreendimento da Rede Windsor Hotéis. A pesquisa desenvolvida caracterizou-se como qualitativa e se deu em duas etapas: entrevista e formulário online. Ambas as etapas foram desenvolvidas nos meses de março e abril de 2021. Dentre os principais dados levantados na investigação pode-se destacar: a baixa demanda de atividades no departamento de eventos; o cancelamento de contratos; a redução do quadro de funcionários; a criação de uma cartilha baseada no decreto 47.488 de 02 de junho de 2020; a alta demanda tecnológica intensificando a necessidade de adaptação aos eventos virtuais e o remanejamento de colaboradores para prestarem suporte a outro departamento. Através desta investigação percebe-se não só a relevância do departamento de eventos para os meios de hospedagem a partir das contribuições e benefícios que os eventos trazem para o equilíbrio da sazonalidade hoteleira, como a importância de disseminar e propagar o uso dos protocolos e das medidas de segurança direcionadas para a retomada das atividades frente a pandemia da COVID- 19.-
Descrição: dc.descriptionThe COVID-19 pandemic afflicted the entire hotel business, but the events department, taking into account its slow resumption, was the hardest hit, compared to the other departments. As a result, this article aims to analyze the events department of the lodging facilities, understanding its structure and presenting the main difficulties encountered in the experience of the pandemic, in addition to discussing the protocols and main measures adopted to resume activities. To this end, the Windsor Convention and Hotels Center (CCHW) was adopted as an object of study, a Windsor Hotels chain venture. The research developed was characterized as qualitative and took place in two stages: interview and online form. Both stages were developed in the months of March and April 2021. Among the main data collected in the investigation, the following can be highlighted: the low demand for activities in the events department; the cancellation of contracts; the reduction in the number of employees; the creation of a booklet based on decree 47,488 of June 2, 2020; the high technological demand intensifying the need to adapt to virtual events and the relocation of employees to provide support to another department. Through this investigation, it is possible to perceive not only the relevance of the events department for the means of accommodation based on the contributions and benefits that the events bring to the balance of hotel seasonality, but also the importance of disseminating and propagating the use of protocols and measures security aimed at resuming activities in the face of the COVID-19 pandemic.-
Descrição: dc.description85 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectEventos-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia COVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectEvento-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectHospitality-
Palavras-chave: dc.subjectEvents-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 pandemic.-
Título: dc.titleA relevância dos espaços de eventos em empreendimentos hoteleiros e o impacto da covid-19: uma referência a partir do centro de convenções & hotéis Windsor-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.