O corpo que vende notícias: imaginários e padrões estéticos sobre os telejornalistas brasileiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Renata de Rezende-
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Denise da Costa Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Denise Tavares da-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Karen Barboza Santarem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057796-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo verificar os padrões estéticos e o imaginário dos telejornalistas dos jornais nacionais das principais emissoras de TV linear do país, a partir de um levantamento realizado com inspiração cartográfica. Ao todo, foram selecionados 418 telejornalistas de 45 telejornais nacionais de 12 emissoras, sendo 7 da televisão aberta e 5 paga por assinatura, para análise do padrão estético, que buscou observar raça, cargo, cabelo, tipo físico, idade e sexo. Pretendeu-se analisar a importância da diversidade e da representatividade de corpos nos programas telejornalísticos, principalmente nas bancadas dos telejornais. Apesar de todas as mudanças no telejornalismo (a partir das transformações tecnológicas e imagéticas), com o aumento da diversidade e da representatividade na apresentação e reportagem na última década, nossa hipótese é que os padrões estéticos e a aparência física dos telejornalistas ainda são marcadas por características eurocêntricas, ou seja, um corpo magro, branco, de cabelo liso e jovem, além de uma ausência de diferentes tipos físicos, raças, gêneros na apresentação dos telejornais. Iniciamos a pesquisa pela contextualização histórica do telejornalista no século XXI, do telejornalismo e da televisão no cotidiano brasileiro (Certeau, 2004), e do fenômeno da midiatização e o seu impacto no telejornalismo (Sodré, 2014). Abordamos a questão dos âncoras, apresentadores, comentaristas e repórteres e as principais tensões na problemática dos “modelos de corpos ideais”. Também discorremos sobre o “corpo que vende notícias”, a partir dos manuais de estilo do telejornalismo. Apresentamos os resultados através do levantamento realizado dos telejornalistas a partir das características: raça, cargo, cabelo, tipo físico, idade e sexo. Debatemossobre a imagem e o imaginário dos telejornalistas brasileiros, baseando-se nas definições dos principais pensadores do tema, que corroboram com a linha de pesquisa desta dissertação, como Gilbert Durand (1994; 2002), Michel Maffesoli (2001) e Gilbert Simondon (2020). Reflete-se teoricamente sobre os corpos midiatizados (Siqueira, 2015) e hiperespetacularizados (Lipovetsky e Serroy, 2015) dos telejornalistas e o imaginário coletivo desses profissionais que, devido às transformações tecnológicas e midiáticas da última década, são vistos também como influenciadores digitais, celebridades e até “ídolos”.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to verify the aesthetic standards and imagery of television journalists from national newspapers on the main linear TV stations in the country, based on a survey carried out with cartographic inspiration. In total, 418 television journalists were selected from 45 national television news programs from 12 broadcasters, 7 of which were from open television and 5 paid by subscription, for analysis of aesthetic standards, which sought to observe race, position, hair, body type, age and sex. The aim was to analyze the importance of diversity and representation of bodies in television news programs, especially on the news stands. Despite all the changes in television journalism (from technological and imagery transformations), with the increase in diversity and representation in presentation and reporting in the last decade, our hypothesis is that the aesthetic standards and physical appearance of television journalists are still marked by Eurocentric characteristics, that is, a thin, white, straight-haired and young body, in addition to an absence of different physical types, races, genders in the presentation of television news. We began the research with the historical contextualization of television journalism in the 21st century, television journalism and television in Brazilian daily life (Certeau, 2004), and the phenomenon of mediatization and its impact on television journalism (Sodré, 2014). We address the issue of anchors, presenters, commentators and reporters and the main tensions in the issue of “ideal body models”. We also discussed the “body that sells news”, based on television journalism style manuals. We present the results through a survey of television journalists based on characteristics: race, position, hair, body type, age and sex. We debated about the image and imaginary of Brazilian television journalists, based on the definitions of the main thinkers on the subject, which corroborate the line of research of this dissertation, such as Gilbert Durand (1994; 2002), Michel Maffesoli (2001) and Gilbert Simondon (2020). It theoretically reflects on the mediatized (Siqueira, 2015) and hyperspectacularized (Lipovetsky and Serroy, 2015) bodies of television journalists and the collective imagination of these professionals who, due to the technological and media transformations of the last decade, are also seen as digital influencers, celebrities and even “idols”.-
Descrição: dc.description167 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectPadrão estético-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalista-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário-
Palavras-chave: dc.subjectPadrão de beleza física-
Palavras-chave: dc.subjectTelevison journalism-
Palavras-chave: dc.subjectImaginary-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic standard-
Palavras-chave: dc.subjectDaily-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Título: dc.titleO corpo que vende notícias: imaginários e padrões estéticos sobre os telejornalistas brasileiros-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.