Resolvendo questões de física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros Junior, Luciano Gomes de-
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorNachez , Juan Lucas-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Marciano Alves-
Autor(es): dc.creatorSilva, João Pedro Lessa Vieira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057792-
Descrição: dc.descriptionO ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao término da Educação Básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à Educação Superior. Hoje em dia é a principal forma de entrada para a universidade pública no Brasil e aceito também em alguns países como Portugal e Reino Unido. A prova em si é constituída por 180 questões divididas em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e uma Redação. Trabalhar listas de exercícios extensas e conteudistas, onde se prioriza basicamente a matemática por trás de fórmulas de Física decoradas, o que ocorre ainda em muitas aulas de Física, não se enquadra na prova do ENEM, pois as questões são contextualizadas e elaboradas de modo a fazerem parte em muitos casos do cotidiano dos alunos. Mas ainda assim a prova de Física é considerada a mais difícil, constituindo a disciplina com menor número de acertos. Esse trabalho discute como foi trabalhar algumas questões de Física, que caíram nos últimos cinco anos na prova do ENEM, usando experimentos de baixo custo especialmente confeccionados de acordo com cada assunto tratado no exercício. Os experimentos constituem uma importante ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem, e quando se trata de uma região onde as escolas não possuem laboratórios, os experimentos simples e contraintuitivos se tornam em algumas situações a única alternativa que os professores possuem em suas aulas. Escolhemos trabalhar com as turmas de 3°s Anos do Ensino Médio de quatro escolas da região do Noroeste Fluminense porque são alunos que estão aptos a fazerem a prova do ENEM 2024. Os resultados foram bastante satisfatórios e demonstraram que os experimentos, quando utilizado de forma correta e simples, facilitam demasiadamente no processo de aprendizagem e construção do conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThe ENEM (National High School Exam) was created in 1998 to assess students' performance at the end of their basic education. In 2009, the exam improved its methodology and began to be used as a mechanism for accessing higher education. Today, it is the main form of admission to public universities in Brazil and is also accepted in some countries, such as Portugal and the United Kingdom. The test itself consists of 180 questions divided into languages, Codes and their Technologies, Natural Sciences and their Technologies, Human Sciences and their Technologies, Mathematics ande their Technologies and an Essay. Working with extensive lists of exercises and content-based exercises, which basically prioritize mathematics over memorized Physics formulas, which still occurs in many Physics classes, does not fit into the ENEM test, since the questions are contextualized and designed in such a way that they are part of students' daily lives in many cases. However, the Physics test is still considered the most difficult and is the subject with the lowest number of correct answers. This paper discusses how to work on some Physics questions that have appeared in the ENEM exam over the last five years, using low-cost experiments specially designed according to each topic covered in the exercise. Experiments are an important teaching tool in the teaching-learning process, and when it comes to a region where schools do not have laboratories, simple and counterintuitive experiments become in some situations the only alternative that teachers have in their classes. We chose to work with the 3rd year high school classes of four schools in the Northwest Fluminense region because these are students who are eligible to take the ENEM 2024 exam. The results were quite satisfactory and demonstrated that experiments, when used correctly and simply, greatly facilitate the learning process and construction of knowledge.-
Descrição: dc.description62 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento de baixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectEnem-
Palavras-chave: dc.subjectFísica no Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectLow-cost experiment-
Palavras-chave: dc.subjectEnem-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics in High School-
Título: dc.titleResolvendo questões de física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.