Jornalismo x pandemia: a credibilidade do Jornal Nacional na cobertura da crise da Covid-19

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Autor(es): dc.contributorMendes, Larissa de Morais Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorDomingues, Rachel Bertol-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Leonel Azevedo de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Tatiana Galdino dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057789-
Descrição: dc.descriptionEm 31 de dezembro de 2019, o mundo foi surpreendido pela descoberta do novo Coronavírus, um vírus letal de transmissão pelo ar, que meses depois traria mudanças significativas no modo de fazer jornalismo e modificaria a forma como a audiência observava o trabalho da imprensa. Diante desse cenário desconhecido, o jornalismo foi impactado por mudanças que transformaram as práticas profissionais, entre elas estão: mudança em seu formato, no ambiente de trabalho dos profissionais, expondo ainda mais um cenário de precarização que vem se agravando com o passar do tempo. Porém, apesar de um cenário de desvalorização da atuação profissional, pesquisas apontaram um aumento da credibilidade da mídia hegemônica brasileira, durante a pandemia, principalmente a TV, demonstrando a existência do seu capital social como ator de confiança. A dissertação pretende identificar quais os critérios utilizados para avaliar uma informação como confiável, a partir de pesquisa bibliográfica complementada pela realização de grupos focais com a audiência do principal telejornal do país, em termos de penetração entre os brasileiros, o Jornal Nacional (JN). É inegável que o JN, com seu alcance, ocupa um papel central na formação da agenda de debates brasileira, e no que chega para a opinião pública ou não. E quando falamos de público, queremos entender como se dá o processo de construção de credibilidade percebida para três públicos de tendências políticas distintas em 2018: os eleitores de Jair Bolsonaro, os que votaram no candidato do PT, Fernando Haddad e os que votaram nulo ou em branco. A divisão do público se deu a partir da necessidade de entender sobre a relação de cada grupo com o telejornal. Os grupos focais foram utilizados como metodologia de pesquisa de campo, a fim de se observar e avaliar os fenômenos. A escolha se deu pela possibilidade de abordar as questões com maior profundidade e pela riqueza de opiniões proporcionada pelas interações no grupo.-
Descrição: dc.descriptionOn December 31, 2019, the world was surprised by the discovery of the new Coronavirus, a lethal airborne virus, which months later would bring significant changes to the way journalism is done and would change the way the audience observed the work of the press. Faced with this unknown scenario, journalism was impacted by changes that transformed professional practices, among them: changes in its format, in the working environment of professionals, further exposing a scenario of precariousness that has worsened over time. However, despite a scenario of devaluation of professional practice, research has shown an increase in the credibility of the Brazilian hegemonic media during the pandemic, especially TV, demonstrating the existence of its social capital as an informational safe haven. This dissertation aims to identify the criteria used to assess information as reliable, based on bibliographical research complemented by focus groups with the audience of the country's main TV news program in terms of penetration among Brazilians, Jornal Nacional (JN).It is undeniable that JN, with its reach, plays a central role in shaping the Brazilian debate agenda, and what reaches public opinion or not. And when we talk about the public, we want to understand how the process of building perceived credibility takes place for three audiences with different political tendencies in 2018: the voters of the current president, Jair Bolsonaro, those who voted for the PT candidate, Fernando Haddad, and those who voted null or blank. The audience was divided based on the need to understand each group's relationship with the newscast. Focus groups were used as a field research methodology to observe and evaluate phenomena. The choice was made because of the possibility of addressing the issues in greater depth and the wealth of opinions provided by the interactions in the group.-
Descrição: dc.description95 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCredibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectJornal Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectTV Globo-
Título: dc.titleJornalismo x pandemia: a credibilidade do Jornal Nacional na cobertura da crise da Covid-19-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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