Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eduardo Henrique Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8055904604783399 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Maria Elizabeth Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Arthur Arruda Leal | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0279345095201597 | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, José Guilherme Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057775 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresentado foi resultado de uma pesquisa realizada na parceria entre o grupo de pesquisa Enativos: Conhecimento e Cuidado da Universidade Federal Fluminense e a equipe de Consultório na Rua - um equipamento da Atenção Básica direcionado à pessoas em situação de rua - da cidade do Rio de Janeiro/Centro, também conhecida como POP RUA. Esta pesquisa teve dois focos orientadores: (i) constituir-se como uma pesquisa acerca do cuidado realizado pela equipe do POP RUA e; (ii) constituir-se como uma intervenção de apoio institucional ao serviço Consultório na Rua POP RUA. A abordagem metodológica utilizada para este trabalho foi a de pesquisa-intervenção participativa de perspectiva cartográfica, que tem como base a intervenção e produção de conhecimento a partir do acesso compartilhado da experiência. Essa abordagem realiza a pesquisa com o campo pesquisado (participantes da pesquisa) e com a experiência no campo (pesquisa). Os dados são cultivados e colhidos com a participação dos diferentes grupos de interesse, de tal maneira que não se supõe a separação entre quem pesquisa e o que é pesquisado: ambos se constituem no próprio processo de pesquisa. A pesquisa intervém na realidade investigada uma vez que promove o reposicionamento dos sujeitos participantes da pesquisa. Esta metodologia torna os participantes da pesquisa atores do processo de produção de conhecimento. A perspectiva cartográfica é uma abordagem metodológica útil para descrever processos de acompanhamento que promovem análise evidenciando o plano de composição da realidade. Essa pesquisa produziu um documento técnico com trabalho do Grupo de Intervenção, que teve por direção acessar a experiência de trabalho clínico realizada pelos trabalhadores do POP RUA, buscando subsídios para a construção, sistematização e enunciação de diretrizes, metodologias e dispositivos do cuidado do POP RUA. | - |
Descrição: dc.description | 124 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-intervenção participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apoio institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consultório na rua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Título: dc.title | Diretrizes do cuidado na atenção básica: a construção de pistas metodológicas para o trabalho no consultório na rua numa perspectiva participativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: