
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Audrey Vidal | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2510148795147954 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Márcia Vieira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1114658059243825 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vidal, Dolores Lima da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9927236319711776 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3548802592223371 | - |
| Autor(es): dc.creator | Risso, Ana Gabriela Valente Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39337 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057768 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: A imunidade coletiva é uma importante forma de contingenciar a circulação do vírus no país e no mundo, portanto, a conjuntura atual coloca em evidência a aceitação e hesitação vacinal e a necessidade de estudá-la, visto que interfere na perspectiva de saúde pública, sobretudo de grupos populacionais vulneráveis, como é o caso de Gestantes. Objetivo: identificar e mapear as evidências em relação à decisão de gestantes acerca da vacinação contra a covid-19 nas literaturas científicas. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo realizada de acordo com a metodologia JBI. Foi utilizada a estratégia PCC para a questão de pesquisa: “Quais são os fatores que podem influenciar na decisão de gestantes em se vacinarem contra a COVID-19?”, onde População = Gestantes; Conceito = Aceitação e Hesitação Vacinal; e Contexto = Vacinação contra a COVID-19. A primeira etapa foi realizada através do mapeamento de conceitos. Na segunda etapa foi realizada a busca nas bases: Medline via PubMed, Web of Science e Scopus, acessadas via Portal Periódicos Capes. Na terceira etapa, os estudos foram avaliados quanto aos critérios de inclusão e selecionados primeiramente pelo título e resumo, e em seguida por leitura na íntegra por dois revisores independentes. Resultados: Foram encontrados 604 artigos. Após exclusão de duplicatas, e seleção de estudos a partir dos critérios pré-estabelecidos, 36 artigos foram incluídos. 43% dos estudos apontam sobre o medo dos efeitos adversos para mãe e feto, 40% relatam que a gestante possui receio da vacina provocar algum risco à gestação ou feto, 40% dos estudos observam a incerteza em relação à segurança da vacina, enquanto 20% citam a preocupação na ausência de estudos e dados em gestantes que validem sua segurança. Conclusão: Pode-se constatar que o sucesso da cobertura vacinal depende da conscientização social, e esta envolve a confiança no sistema de saúde e em seus profissionais. Em consonância, faz-se necessário a implementação de estratégias de educação em saúde para ampliar a confiança das gestantes no processo de vacinação contra Covid-19. | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: Collective immunity is an important way to restrain the circulation of the virus in the country and in the world, therefore, the current situation highlights the vaccine acceptance and hesitation and the need to analyze it, since it interferes in the public health perspective, especially to vulnerable population groups, such as pregnant women. Objective: to identify and map evidence regarding the decision of pregnant women about vaccination against covid-19 in the scientific literature. Methodology: This is a scope review carried out according to the Joanna Briggs Institute (JBI) methodology. The Problem, Concept and Context (PCC) strategy has been used to the research question: “What factors may influence the decision of pregnant women to get vaccinated against COVID-19?”, where Population = Pregnant women; Concept = Vaccine Acceptance and Hesitation; and Context = Vaccination against COVID-19. In the second stage, a search was carried out in the databases: Medline via PubMed, Web of Science and Scopus, accessed via the CAPES Scientific Journals Portal. In the third stage, the studies were evaluated according to the inclusion criteria and selected firstly by title and abstract, and then by reading in full by two independent reviewers. Results: 604 articles were found. After exclusion of duplicates, and selection of studies from pre-established criteria, 36 articles were included. The research results are fully reported in the final scope review, presented in the PRISMA - ScR flowchart and detailed in tables. Conclusion: It can be seen that the success of vaccination coverage depends on social awareness, and this involves trust in the health system and its professionals. Accordingly, it is necessary to implement health education strategies to increase pregnant women's confidence in the vaccination process against Covid-19. | - |
| Descrição: dc.description | 50 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hesitação Vacinal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aceitação Vacinal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vacina contra Covid-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vacinação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pregnant women | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vaccine Hesitation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vaccine Acceptance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vaccine against Covid-19 | - |
| Título: dc.title | Decisão de gestantes à vacinação contra cCovid-19: revisão de escopo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: