Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Helder Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Stella Regina Reis da | - |
Autor(es): dc.contributor | Méxas, Mirian Picinini | - |
Autor(es): dc.contributor | Rampasso, Izabela Simon | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristina Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Saulo Barbara de | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Hellen Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057745 | - |
Descrição: dc.description | As instituições de Ensino Superior (IES) enfrentam diversos obstáculos na busca pela excelência de seus resultados e entre eles está a evasão. Desta forma, a identificação das principais causas que influenciam a evasão na Pós-graduação Stricto Sensu pode ajudar no gerenciamento e planejamento de ações dos coordenadores de cursos de Pós-graduação, Pró reitores, gestores e até mesmo dos avaliadores de Programas. No entanto, há um desafio em identificar as causas que mais influenciam no processo de evasão na Pós-graduação, uma vez que a abordagem é considerada complexa, tendo em vista o envolvimento de diferentes fatores, tais como: individuais, acadêmicos, institucionais, econômicos e culturais. O objetivo desta pesquisa foi propor uma metodologia de priorização de causas e suas consequentes ações, para redução da evasão na Pós-Graduação Stricto Sensu. Foi realizada uma revisão da literatura sistemática longitudinal e estruturada, na base Scopus. A partir das causas identificadas nesta revisão e na percepção dos 10 especialistas, foi desenvolvido um instrumento de pesquisa, utilizando um survey. Um total de 160 questionários foi disponibilizado por e-mail e encaminhado para cada especialista coordenador/vice coordenador de curso de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma IFES. Foram obtidos 31 questionários válidos apontando as causas que foram validadas pelos especialistas e realizada a ordenação via TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution). Com os resultados, foi possível identificar as causas prioritárias após análise dos impactos. Em primeiro lugar as Dificuldades financeiras, seguido de Problemas pessoais dos discentes, em terceiro a Renda, em quarto os Atributos comportamentais do discente, em quinto os Problemas de saúde e em sexto a Redução da satisfação no estudo. Por fim foi possível propor ações a serem tomadas para reduzir a evasão na pós-graduação stricto sensu. As propostas de ações foram separadas no campo das individuais e das institucionais. | - |
Descrição: dc.description | Higher Education Institutions (HEIs) face several obstacles in the search for excellence in their results and among them is evasion. In this way, the identification of the main causes that influence dropouts in Stricto Sensu Graduate Studies can help in the management and planning of actions by graduate course coordinators, Deans, managers and even Program evaluators. However, there is a challenge in identifying the causes that most influence the graduate dropout process, since the approach is considered complex, considering the involvement of different factors, such as: individual, academic, institutional, economic and cultural. The objective of this research was to propose a methodology for prioritizing causes and their consequent actions, to reduce evasion in Graduate Studies Stricto Sensu. A systematic longitudinal and structured literature review was carried out, using the Scopus database. From the causes identified in this review and in the perception of the 10 experts, a research instrument was developed, used in a survey. A total of 160 questionnaires were made available by e-mail and sent to each specialist coordinator/vice-coordinator of the Postgraduate Stricto Sensu course at an IFES. Thirty-one valid questionnaires were obtained, pointing out the causes that were validated by the specialists and the ordering performed via TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution). With the results, it was possible to identify the priority causes after analyzing the impacts. First, Financial difficulties, followed by Personal problems of students, third, Income, fourth, Behavioral attributes of the student, fifth, Health problems, and sixth, Reduction of satisfaction in the study. Finally, it was possible to propose actions to be taken to reduce evasion in stricto sensu graduate programs. The proposed actions were separated in the field of individual and institutional. | - |
Descrição: dc.description | 161 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação stricto sensu | - |
Palavras-chave: dc.subject | TOPSIS | - |
Palavras-chave: dc.subject | priorização de causas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações para redução da evasão na pós-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão com múltiplos critérios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postgraduate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Priorization of causes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Actions to reduce graduate dropout | - |
Título: dc.title | Priorização das causas da evasão na pós-graduação stricto sensu: um suporte à decisão dos gestores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: