Avaliação escolar no contexto da educação jovens e adultos: apontamentos iniciais para uma revisão de literatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChabalgoity, Diego-
Autor(es): dc.contributorSouza, Rolf Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorFigueira, Sandro Tiago da Silva-
Autor(es): dc.creatorHernandes, Annelyse Golçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38829-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057741-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho destaca como tema a relevância do processo avaliativo no desenvolvimento educacional dos estudantes inseridos no contexto da Educação de Jovens e Adultos. A EJA é parte do Ensino Básico voltada para pessoas que não puderam iniciar ou continuar os estudos no momento adequado, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, busca oferecer oportunidades de aprendizado para que elas exerçam seus direitos como cidadãos e evitem a marginalização social. Quanto ao processo avaliativo, este deve ser constante e progressivo do aluno, dando maior importância aos aspectos qualitativos do que aos quantitativos e levando em conta os resultados ao longo do período em vez de apenas as provas finais, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). O presente trabalho tem por objetivo compreender como as práticas de avaliação influenciam o processo educativo dos jovens e adultos no Brasil, identificando desafios e propondo recomendações para otimizar essas práticas em prol de uma educação mais eficaz e inclusiva. A fundamentação teórica deste estudo se deu, sobretudo, além dos campos da sociologia, pedagogia, psicologia psicopedagogia. O escopo autoral é construído a partir de subsídios de Diniz (2016), Cury (2022), Afonso (2014), Câmara (2013), Da Mota (2019), Mamédio (2019), dentre outros. A categoria de pesquisa escolhida foi uma revisão bibliográfica, onde é possível compreender a relação entre avaliação e a Educação de Jovens e Adultos, por meio de releituras e diálogos. Os resultados mostram que os métodos de avaliação adotados não proporcionam um aprendizado significativo para os adultos ou jovens que buscam concluir essa etapa educacional, sendo ainda excludentes devido ao uso de critérios classificatórios que não favorecem o desenvolvimento e crescimento dos aprendizes, tampouco contribuem para melhorar suas condições de vida e sua participação social e política no mundo. Conclui-se que é crucial que a avaliação escolar na EJA não seja vista apenas como um meio de pedir conhecimentos, mas sim como uma prática pedagógica que busca o desenvolvimento pleno dos alunos, a promoção da cidadania e o combate à exclusão social.-
Descrição: dc.descriptionThis work highlights the relevance of the evaluative process in the educational development of students in the context of Youth and Adult Education. Youth and Adult Education is part of Basic Education aimed at people who could not start or continue their studies at the appropriate time, according to National Curriculum Guidelines, aiming to offer learning opportunities for them to exercise their rights as citizens and avoid social marginalization. Regarding the evaluative process, it should be constant and progressive for the student, giving greater importance to qualitative aspects than quantitative ones and taking into account the results throughout the period rather than just the final exams, as established by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN). The objective of this work is to understand how assessment practices influence the educational process of youth and adults in Brazil, identifying challenges and proposing recommendations to optimize these practices for a more effective and inclusive education. The theoretical framework of this study was based mainly on the fields of sociology, pedagogy, psychology, and psychopedagogy. The authorial scope is constructed from the contributions of Diniz (2016), Cury (2022), Afonso (2014), Câmara (2013), Da Mota (2019), Mamédio (2019), among others. The chosen research category was a literature review, where it is possible to understand the relationship between assessment and Youth and Adult Education through reinterpretations and dialogues. The results show that the assessment methods adopted do not provide meaningful learning for adults or young people seeking to complete this educational stage, being still exclusionary due to the use of classificatory criteria that do not favor the development and growth of learners, nor contribute to improving their living conditions and their social and political participation in the world. It is concluded that it is crucial that school assessment in Youth and Adult Education is not seen only as a means of measuring knowledge, but as a pedagogical practice that seeks the full development of students, the promotion of citizenship, and the fight against social exclusion.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleAvaliação escolar no contexto da educação jovens e adultos: apontamentos iniciais para uma revisão de literatura-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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