Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gouvêa, Monica Villela | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8678712702505097 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Patty Fidelis de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6597844474581855 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Eluana Borges Leitão de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1587112444902060 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0283313457237532 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Andreza Pereira de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38530 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057735 | - |
Descrição: dc.description | A Educação Permanente em Saúde (EPS) constitui um instrumento de qualificação no cotidiano do trabalho de profissionais da saúde, na perspectiva da aprendizagem-trabalho, possibilitando o enfrentamento de problemas da realidade dos serviços e territórios, considerando os conhecimentos e as experiências dos próprios trabalhadores da saúde. O objeto de estudo desta pesquisa é a educação permanente em saúde na gestão da atenção primária à saúde e o seu objetivo geral é compreender a percepção da EPS pelos gestores das unidades da atenção primária à saúde da Área Programática 2.1 (AP 2.1) da Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro (SMS-RJ). São objetivos específicos conhecer os processos de EPS nas unidades de APS da AP 2.1 e compreender a percepção dos gestores da AP 2.1 sobre desafios na ativação de processos de EPS em suas unidades. Trata-se de pesquisa de cunho exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro e novembro de 2024, com 11 gestores de unidades de APS da Área Programática 2.1, por meio de entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Foram identificadas duas categorias empíricas: “Concepções dos gestores acerca da EPS” e “Visão dos gestores sobre a EPS na realidade das unidades”. A EPS é reconhecida como importante dispositivo de qualificação da atenção, porém existe confusão conceitual entre iniciativas de EPS e Educação Continuada (EC). Existe espaço protegido para a realização de encontros periódicos, porém há dificuldade em implementar programas estruturados em vez de treinamentos emergenciais devido à alta demanda de trabalho, à sobrecarga e à falta de engajamento, que representam os maiores desafios na implementação da EPS nas unidades. Há uma preocupação em alinhar os treinamentos com as necessidades específicas de cada unidade e desejo de promover pertencimento e valorização dos profissionais por meio da educação permanente. O estudo apresenta como Produto uma reflexão sobre competências que – se desenvolvidas por gestores na APS – poderiam contribuir para a ativação de movimentos de EPS na unidade, qualificando, dessa forma, o serviço e os processos de trabalho e promovendo o desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde. | - |
Descrição: dc.description | Permanent Health Education (EPS) constitutes a qualification instrument in the daily work of health professionals, from the perspective of work-learning, enabling them to face problems in the reality of services and territories, considering the knowledge and experiences of the workers themselves of health. The object of study of this research is continuing health education in the management of primary health care and its general objective is to understand the perception of EPS by managers of primary health care units in Program Area 2.1(AP 2.1) of the Municipal Health Department of the city of Rio de Janeiro (SMS-RJ). The specific objectives are to understand the EPS processes in the PHC units of AP 2.1 and to understand the perception of AP 2.1 managers about the challenges in activating EPS processes in their units. Exploratory, descriptive and qualitative research. Data collection wascarried out between September and November 2024, with 11 managers from PHC units in Program Area 2.1, through interviews guided by a semi-structured script. The data was subjected to thematic content analysis.Two empirical categories were identified: “Managers‟ conceptions about EPS” and “Managers‟ view of EPS in the reality of the units”. EPS is recognized as an important device for qualifying care, but there is conceptual confusion between EPS and Continuing Education (CE) initiatives. There is protected space for holding periodic meetings, however, there is difficulty in implementing structured programs to the detriment of emergency training due to the high demand for work, which together with overload and lack of engagement represent the biggest challenges in implementing EPS in the units. There is a concern to align training with the specific needs of each unit and a desire to promote belonging and appreciation of professionals through continuing education. The study presents as a Product, a reflection on skills that -ifdeveloped bymanagersin PHC - could contribute to the activation of EPS movements in the unit, thus qualifying the service, work processes and promoting the continuous development of health professionals. | - |
Descrição: dc.description | 74 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente em Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de Serviços de Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestor de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de serviços de saúde | - |
Título: dc.title | Educação permanente na gestão da atenção primária em saúde: uma construção na área programática 2.1 da SMS-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: