Estação de aprendizagem multissensorial para crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBittencourt, João Marcos Viana de Quadros-
Autor(es): dc.contributorLima, Renata Vilanova-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Giuseppe Amado de-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Iuri Lourenço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37064-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057734-
Descrição: dc.descriptionA educação especial no Brasil, ainda hoje, enfrenta barreiras que dificultam a inclusão e integração destas pessoas no modelo de ensino presentes nas salas de aula. Focando-se no Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças na educação infantil, o projeto teve como campo de estudo a Escola Municipal Rosalina de Araújo Costa, situada na cidade de Niterói, e teve como foco uma criança de 5 anos de idade que possui TEA com grau 2. O principal problema encontrado no ambiente de estudo, foi a dificuldade de se ter um local propício para o ensino e desenvolvimento do aluno com TEA dentro da sala de aula, tendo em vista sua pouca sensibilidade sensorial com o mundo ao redor, trazendo como consequência o distanciamento de seus colegas de classe. Visto isso, o objetivo primário do projeto é fazer com que a criança que possui tal transtorno, possa estar mais integrada com seus amigos de classe, por meio de um produto que visa trazer maior interatividade e inclusão, junto dos outros. O método utilizado como base para a pesquisa foi o do Duplo Diamante, muito utilizado atualmente para desenvolvimento do design de serviços, porém adaptado para o intuito do projeto. Realizou-se, através do método, entrevistas com uma mãe, um psicopedagoga especializada no assunto e as pedagogas da Escola de estudo, inventário dos brinquedos trabalhados com eles na sala de recursos, visita de campo semanal na escola para observar o comportamento e a rotina das professoras com os alunos, em específico o aluno com TEA e registros fotográficos do ambiente em análise. Brainstorming e análise antropométrica foram necessários para que se pudesse obter um escopo do produto, juntamente de suas medidas. Com isto, foram gerados possíveis conceitos que, através do brainstorming feito com a equipe pedagógica da escola, e posteriores alterações puderam alcançar a necessidade daquilo que a escola demandava. Através dos testes realizados junto da criança. O protótipo construído buscou trabalhar a maioria dos aspectos sensoriais necessários para o melhor contato da criança com o mundo. O modelo trouxe uma maior integração da criança com seus companheiros de classe, tendo em vista que o trabalho sensorial presente se encontra no local de aprendizado, ou seja, sobre a mesa, além de seu formato que possibilita o encaixe das outras mesas de seu colegas de classe, gerando assim uma integração e troca maior da comunicação entre eles.-
Descrição: dc.descriptionTo special education in Brazil, even today, it faces barriers that make it difficult to include and integrate and integrate people in the teaching model presented in classrooms. Focusing on Driver Spectrum Disorder (ASD) in children in early childhood education, or project had as a child a field of study the Escola Municipal Rosalina de Araújo Costa, located in the city of Niterói, and focused on a 5-year-old who has ASD with grade 2. The main problem found in the study environment was the difficulty of having a suitable place for the teaching and development of the student with ASD within the classroom, given their low sensory sensitivity to the world around the world, resulting in or distancing from their classmates. Given this, or the primary objective of the project is to make the child who has such a disorder, can be more intact as their class friends, through a product that aims to bring greater interactivity and inclusion, with others. Both methods used as a basis for the research of the Double Diamond, much used today for service design, but adapted for the purpose of the project. Through the method, interviews were carried out with a mother, a psychopedagogist specialized in the contract and as pedagogues of the school of study, an inventory of workers worked with them in the resource room, a weekday visit to the school to observe the behavior and routine of the teachers with students, in specific or student with ASD and photographic records of the environment under analysis. Anthropometric brainstorming to do and if you can get a product scope, analyze its measurements. With this, possibilities of use were generated that, through a school of brainstorming made with the pedagogical team, and changes that sought a need to offer. Through tests carried out with the child. Or created to work most aspects related to searched or better told by world. The model brought a greater integration of the child with his classmates, considering that the sensorial work is presented in the place of learning, or in addition, it is on the, of its formation that allows the meeting of view of the other tables of its classmates, thus generating a greater integration and exchange of communication between them.-
Descrição: dc.description96 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectDesign de produto-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleEstação de aprendizagem multissensorial para crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.