Materiais didáticos manipuláveis para o ensino de Matemática: uma análise sobre as percepções de professores do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Sally Andria Vieira da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sally Andria Vieira da-
Autor(es): dc.contributorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.contributorGrajales, Viviana Lorena Vargas-
Autor(es): dc.creatorRosa, Rebeca de Abreu Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36067-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057733-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como tema central o uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino de Matemática para o Ensino Médio, destacando como esses recursos podem auxiliar na compreensão e na aprendizagem dos alunos. Os materiais didáticos são excelentes ferramentas que incentivam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e do pensamento crítico dos alunos. A fim de compreender esse tema, este trabalho objetiva investigar o que são materiais didáticos manipuláveis e quais são suas finalidades para o ensino, por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e trabalhos, correlacionando-os com a formação de professores; e também analisar as opiniões e concepções de professores do Ensino Médio acerca dos materiais didáticos. Com esse intuito, além da pesquisa bibliográfica específica, também foi realizada uma pesquisa de opinião, sem identificação, com professores de Matemática do Ensino Médio para avaliar suas percepções e práticas relacionadas ao uso desses recursos em suas aulas. Os participantes dessa pesquisa foram 21 (vinte e um) professores de Matemática, os quais lecionam nas 3 (três) séries do Ensino Médio em 6 (seis) estados do Brasil. Os dados da pesquisa foram analisados e confrontados com a pesquisa teórica realizada. Como resultados, verificou-se que, embora o ensino tradicional esteja consolidado nos sistemas educacionais, o uso de materiais didáticos manipuláveis ajudam a repensar o modelo escolar atual. Além disso, é possível compreender que o baixo uso de material didático manipulável no Ensino Médio se deve à necessidade de capacitação dos professores e à cultura de ensino atual, ainda tradicional e focada em aprovação em vestibulares e concursos.-
Descrição: dc.descriptionThe central theme of this work is the use of manipulative teaching materials in teaching Mathematics for High School, highlighting how these resources can help students understand and learn. Teaching materials are excellent tools that encourage the development of students' logical reasoning, creativity and critical thinking. In order to understand this topic, this work aims to investigate what manipulable teaching materials are and what their purposes are for teaching, through bibliographical research in books, articles and works, correlating them with teacher training; and also analyze the opinions and conceptions of high school teachers regarding teaching materials. For this purpose, in addition to the specific bibliographical research, an opinion survey, without identification, was also carried out with High School Mathematics teachers to evaluate their perceptions and practices related to the use of these resources in their classes. The participants in this research were 21 (twenty-one) Mathematics teachers, who teach in the 3 (three) grades of High School in 6 (six) states in Brazil. The research data was analyzed and compared with the theoretical research carried out. As a result, it was found that, although traditional teaching is consolidated in educational systems, the use of manipulative teaching materials helps to rethink the current school model. Furthermore, it is possible to understand that the low use of manipulable teaching material in high school is due to the need for teacher training and the current teaching culture, which is still traditional and focused on passing entrance exams and public examinations.-
Descrição: dc.description67 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectmateriais didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectmathematics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectteaching materials-
Palavras-chave: dc.subjectsecondary education-
Palavras-chave: dc.subjectlearning-
Título: dc.titleMateriais didáticos manipuláveis para o ensino de Matemática: uma análise sobre as percepções de professores do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.