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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Jorge, Silvio Renato | - |
Autor(es): dc.creator | Lacombe, Fernanda Gappo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39162 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057732 | - |
Descrição: dc.description | A presente Tese tem por objetivo analisar comparativamente as obras A Esmorga (1959), do galego Eduardo Blanco Amor, e Balada da Praia dos Cães (1982), do portuguêsJosé Cardoso Pires, no sentido de compreender de que maneira apresentam os eventos traumáticos do capitalismo e seu sistema de doutrinação de corpos, no primeiro romance, e da ditadura salazarista, no caso do último. A partir do pretexto da narrativa de investigação de um crime, os dois textos desvelam os sistemas e regimes políticos por trás dos eventos retratados, denunciando suas práticas de desumanização e trauma para com os indivíduos envolvidos. Dentro de seus projetos literários, o corpo ocupa um papel de destaque, por ser o ponto em que se materializa a retirada da humanidade desses indivíduos, a partir da marginalização e fragmentação das partes corporais, de modo que compreendemos esta caracterização corporal como monstruosa, dentro de uma conceituação mais alargada do termo, que também o associa às noções de vulnerabilidade. Diante disso, concluímos que as duas obras analisadas se utilizam destes símbolos de marginalidade, fragmentação e monstruosidade para disputar o imaginário acerca dos fatos históricos que retratam, propondo uma formulação sobre a realidade que passa pela contestação de um ideal cartesiano de racionalidade, objetividade e lucidez, valores estes associados às noções de Justiça e História ocidentais. A partir dos recursos próprios do texto literário e da ficção, A Esmorga e Balada da Praia dos Cães propõem um resgate de memória e reparação dos traumas do capitalismo e do Salazarismo, reivindicando os aspectos de testemunho, de adaptação e de contradispositivo que são próprios da literatura. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | 210 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eduardo Blanco Amor | - |
Palavras-chave: dc.subject | José Cardoso Pires | - |
Palavras-chave: dc.subject | A Esmorga | - |
Palavras-chave: dc.subject | Balada da Praia dos Cães | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fascismos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monstruosidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pires, José Cardoso, 1925-1998 | - |
Título: dc.title | Cuncas de aguardente e danças com monstros : política, corpo e imaginário em A Esmorga e Balada da praia dos cães | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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