Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Claudia Elizabeth Abbês Baeta | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1236326625128685 | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana, José Maurício Mangueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Romagnoli, Roberta Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Heckert, Ana Lucia Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Santana, Marcelo Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Silvana Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7038608569306605 | - |
Autor(es): dc.creator | Gama, Bruno Cerqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38949 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057727 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa se faz na habitação da política pública de assistência social. A partir da experiência de trabalho do pesquisador nesta política entre 2011 e 2017, problematiza-se sua função e o modo como a psicologia se torna um saber componível desse campo de atuação através da reflexão conceitual sobre o governo da vida pautado numa lógica neoliberal. Para tanto, povoado de lembranças e esquecimentos que permearam este fazer, o presente trabalho elabora uma problematização histórica da atual formatação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e investe numa aposta metodológica pela construção de narrativas que provoquem tensionamentos que emanam quando a vida é tornada vulnerável a partir das verdades e saberes que teimam em lhe apequenar. Entre vulneráveis e vencedores, intenta-se levantar questionamentos éticos sobre que vida desejamos viver e o que estamos a fazer nós mesmos. Começando e ― terminando ― pelo meio, este escrito, ao se tecer nesta encruzilhada ética, aposta na invenção do caráter público como fundamental na atuação profissional no SUAS. | - |
Descrição: dc.description | This research was developed inside of the public policy of social assistance. Based on researcher's work experience in this policy between 2011 and 2017, it is intended to problematize its function and the way psychology becomes a composable knowledge of this field of activity through the conceptual reflection on the control of life based on a neoliberal logic. Therefore, inundated of memories and forgetfulness that permeate the process, this work elaborates a historical problematization of the present formatting of the Sistema Único de Assistência Social (SUAS) and invests in a methodological bet by the construction of narratives that provoke tensions that spread when life is made vulnerable from the truths and knowledge that insist on diminishing it. Among vulnerable and winners, seeks to raise ethical questions about what life we want to live and what we are doing about ourselves. Starting and ―finishing‖ in the middle, this writer, by standing at this ethical crossroads, bets on the creation of the public character as fundamental in the professional performance in SUAS. | - |
Descrição: dc.description | 324 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caráter público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Único de Assistência Social (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Assistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biopolitics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public character | - |
Título: dc.title | Insistências entre o vulnerável e o vencedor no governo do vivo: ensaios na Política Pública de Assistência Social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: