EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CULTURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO MUNICIPAL ESTEPHÂNIA DE CARVALHO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorNeves, Fagner Henrique Guedes-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorLoureiro, Walk-
Autor(es): dc.creatorBragança, Nelia Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057720-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho situa-se no debate sobre a educação inclusiva e a cultura escolar. Incluir pressupõe a realização de aprendizagens cooperativas entre os sujeitos participantes do processo educativo, respaldadas por um trabalho em equipe dialógico e crítico e uma rede de apoio que, sinergicamente, ofereça todo o suporte necessário para a satisfação do projeto da educação inclusiva. Trata-se de um desafio bastante complexo, pois exige enfrentar uma cultura escolar comumente insensível e indiferente à diversidade cultural. Construir espaços e processos que questionem esse quadro é essencial para estabelecer a educação inclusiva. Frente ao exposto, realizou-se estudo de caso a partir da seguinte questão: Como o corpo docente do C.M. Estephânia de Carvalho, São Gonçalo/RJ, compreende e constrói espaços e processos político-pedagógicos inclusivos? Como objetivo geral, esteve em cena produzir um manual informativo-pedagógico sobre educação inclusiva escolar voltado ao corpo docente do citado colégio. Para tanto, o estudo de caso envolveu uma triangulação de dados obtidos por meio de entrevista, questionários, análises de documentos oficiais pertinentes e os pressupostos teórico-conceituais elencados. A pesquisa permitiu afirmar que, apesar de um conjunto normativo em prol de uma educação inclusiva escolar voltada a todas as identidades culturais, tanto os participantes quanto a cultura do colégio ainda não estão plenamente em sintonia com as proposições fundamentais desse projeto educativo. Nesse âmbito, a abordagem propôs construir espaços e processos coletivos de reflexão e ação sobre a educação inclusiva, qualificar os professores para a educação inclusiva e na educação inclusiva e trabalhar por uma rede de apoio forte e atuante em prol desse projeto na rede municipal de ensino de São Gonçalo/RJ. Espera-se que o produto possa contribuir à melhoria da percepção e atuação dos profissionais envolvidos no cenário educacional para atender as demandas de inclusão que perpassam o contexto escolar nos seus diversos níveis.-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with the debate about inclusive education and school culture. The assumption is that the inclusion is based on cooperative learning supported by a dialogical and critical teamwork and a synergistic support network. This very complex challenge requires facing the common school culture’s indifference to cultural diversity. Promoting spaces and processes which question this scenery is essential to establishing inclusive education. So, a case study is carried out based on the following question: How do the teachers from Estephania de Carvalho Elementary School (Sao Gonçalo, Rio, Brazil) understand and create inclusive political-pedagogical spaces and processes? The main goal is to produce an informative-pedagogical manual on inclusive school education aimed at the research target public. Therefore, the case study involved a triangulation of data obtained through interviews and questionnaires, analysis of relevant official documents and theoretical assumptions. The research points that, despite the normative setup, both the participants and the school culture are still not at the same direction with the fundamental propositions of inclusive education. The study proposed nurturing collective spaces and processes for reflection and action, qualifying teachers for inclusive education and in inclusive education, and working for a strong and active support network to this educational project. The expectation is that the product can contribute to improve the perception and performance of the teachers according to the inclusive demands that the society puts on the school.-
Descrição: dc.description104 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de Caso-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Culture-
Palavras-chave: dc.subjectCase Study Research-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA E CULTURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO MUNICIPAL ESTEPHÂNIA DE CARVALHO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.