História e filosofia da ciência como mudança de paradigma para a introdução dos axiomas de Isaac Newton em diálogo com transtorno de espectro autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSenra, André Vinicius Dias-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0398730417502034-
Autor(es): dc.contributorHelayël-Neto, José Abdalla-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4044332658989430-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9935303596369736-
Autor(es): dc.creatorMartins, Manoel Fernando Lobato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39737-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057718-
Descrição: dc.descriptionA proposta de discutir os Axiomas de Isaac Newton na luz da Educação Especial no espaço da sala de aula regular, surgiu a partir de vivência de 19 anos lecionando no cargo de docente nos 4 últimos anos com estudantes tocados por algum tipo de transtorno de neurodesenvolvimento, concomitante a dificuldade por parte da família para de encontrar uma escola que atendesse as necessidades de meu sobrinho Vicente de 5 anos tocado pelo TEA, na localidade da zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Diante dessas questões, esta dissertação propõe um ensino como mudança de paradigma para a introdução dos axiomas de Isaac Newton em diálogo com Transtorno do Espectro Autista - TEA, de modo a fazer um diálogo com a História e Filosofia da Ciência (HFC), usando o referencial de Thomas Kuhn e Edmund Husserl; e a elaboração de uma cartilha para os docentes, denominada INCLUIDocente e uma sequência didática usando HFC e TDICs para servir de apoio aos professores que ministram aulas para estudantes autistas. Essa dissertação não está abordando a temática inclusão, como antônimo de exclusão, e sim uma abordagem inclinada as mudanças de paradigmas nas práticas pedagógicas, com objetivos práticos mais favoráveis a todos os estudantes. Destacando concomitantemente, que é fundamental assegurar a equidade de oportunidades, proporcionando a cada um o que necessita, em função de suas características e necessidades individuais (Guijarro, 2005; Brasil, 2015), mitigando as práticas capacitistas ao longo do tempo no ambiente escolar. Para essa proposta ter um caráter significativo e atingir o número máximo de pessoas, sejam discentes ou docentes, é necessário também que este esteja predisposto a aprender e aplicar essas práticas, ao contrário disso, a efetividade da proposta será comprometida-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThe proposal to discuss Isaac Newton Axioms in the light of Special Education in the space of the regular classroom, arose from my experience of 19 years teaching as a teacher in the last 4 years with students affected by some type of neurodevelopmental disorder, concomitant with the family’s difficulty in finding a school that would meet the needs of my 5-year-old nephew Vicente affected by ASD, in the west zone of the city of Rio de Janeiro. Faced with these questions, this dissertation proposes teaching as a paradigm shift for the introduction of Isaac Newton’s axioms in dialogue with Autism Spectrum Disorder - ASD, in order to create a dialogue with the History and Philosophy of Science (HFC), using the references of Thomas Kuhn and Edmund Husserl; and the development of a booklet for teachers, called INCLUIDocente and a didactic sequence using HFC and TDICs to support teachers who teach classes for autistic students. This dissertation is not addressing the topic of inclusion, as an antonym of exclusion, but rather an approach inclined to changing paradigms in pedagogical practices, with more developed practical objectives for all students. At the same time, highlighting that it is essential to guarantee the wealth of opportunities, providing each person with what they need, depending on their individual characteristics and needs (Guijarro, 2005; Brasil, 2015), mitigating ableist practices over time in the school environment. For this proposal to be meaningful and reach the maximum number of people, whether students or teachers, you must also be willing to learn and apply these practices, otherwise the effectiveness of the proposal will be compromised-
Descrição: dc.description168 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIsaac Newton-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectTEA-
Palavras-chave: dc.subjectEquidade-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectIsaac Newton-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectASD-
Palavras-chave: dc.subjectEquity-
Palavras-chave: dc.subjectHistory and philosophy of science-
Título: dc.titleHistória e filosofia da ciência como mudança de paradigma para a introdução dos axiomas de Isaac Newton em diálogo com transtorno de espectro autista-
Título: dc.titleHistory and philosophy of science as a paradigm shift towards the introduction of Isaac Newton's axioms ​​into dialogue with autistic spectrum disorder-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.