(Des)construção do mito científico: uma reflexão sobre a valorização do erro como potencialidade dentro de sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabiano Fernandes de-
Autor(es): dc.creatorFava, Bárbara Vidal Cunha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39287-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057715-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho inspira-se na valorização do erro no Ensino de Física, propondo uma reflexão sobre a construção da Ciência e promovendo o pensamento crítico para o docente em sala de aula. O objetivo central é discutir sobre o papel de um possível atividade investigativa que, centrado na Física Clássica, utilize o erro como uma ferramenta pedagógica para potencializar a aprendizagem. O trabalho busca desenvolver competências científicas, incentivar a autonomia dos estudantes e tornar a Ciência mais abrangente, destacando a importância de descentralizar o conhecimento científico. Embora a atividade ainda não tenha sido desenvolvida, ela propõe um projeto pedagógico que poderá ser expandido em estudos futuros para enriquecer as pesquisas sobre o Ensino de Física.-
Descrição: dc.descriptionThis work is inspired by the valorization of errors in Physics Teaching, proposing a reflection on the construction of Science and promoting critical thinking for teachers in the classroom. The main objective is to discuss the role of a possible investigative activity that, centered on Classical Physics, uses errors as a pedagogical tool to enhance learning. The work seeks to develop scientific skills, encourage student autonomy and make Science more comprehensive, highlighting the importance of decentralizing scientific knowledge. Although the activity has not yet been developed, it proposes a pedagogical project that can be expanded in future studies to enrich research on Physics Teaching.-
Descrição: dc.description53 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectErro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Investigação-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectErro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento científico decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectError-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Education-
Palavras-chave: dc.subjectInquiry-Based Learning-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectDecoloniality-
Título: dc.title(Des)construção do mito científico: uma reflexão sobre a valorização do erro como potencialidade dentro de sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.