Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fabiano Fernandes de | - |
Autor(es): dc.creator | Fava, Bárbara Vidal Cunha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39287 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057715 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho inspira-se na valorização do erro no Ensino de Física, propondo uma reflexão sobre a construção da Ciência e promovendo o pensamento crítico para o docente em sala de aula. O objetivo central é discutir sobre o papel de um possível atividade investigativa que, centrado na Física Clássica, utilize o erro como uma ferramenta pedagógica para potencializar a aprendizagem. O trabalho busca desenvolver competências científicas, incentivar a autonomia dos estudantes e tornar a Ciência mais abrangente, destacando a importância de descentralizar o conhecimento científico. Embora a atividade ainda não tenha sido desenvolvida, ela propõe um projeto pedagógico que poderá ser expandido em estudos futuros para enriquecer as pesquisas sobre o Ensino de Física. | - |
Descrição: dc.description | This work is inspired by the valorization of errors in Physics Teaching, proposing a reflection on the construction of Science and promoting critical thinking for teachers in the classroom. The main objective is to discuss the role of a possible investigative activity that, centered on Classical Physics, uses errors as a pedagogical tool to enhance learning. The work seeks to develop scientific skills, encourage student autonomy and make Science more comprehensive, highlighting the importance of decentralizing scientific knowledge. Although the activity has not yet been developed, it proposes a pedagogical project that can be expanded in future studies to enrich research on Physics Teaching. | - |
Descrição: dc.description | 53 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico decolonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Error | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquiry-Based Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decoloniality | - |
Título: dc.title | (Des)construção do mito científico: uma reflexão sobre a valorização do erro como potencialidade dentro de sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: