Questões de gênero no cotidiano escolar: uma abordagem através das animações infantis

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Walcéa Barreto-
Autor(es): dc.contributorFelix, Carla Baiense-
Autor(es): dc.contributorSepúlveda, Denize de Aguiar Xavier-
Autor(es): dc.creatorRangel, Suzana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057714-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem como objetivo apresentar os resultados desta pesquisa de mestrado que teve como propósito compreender como crianças, mediadas pelas animações infantis, produzem sentidos sobre questões de gênero. Tendo como recorte alunas entre 9 a 12 anos de idade, oriundas de uma escola pública no município de Niterói, nosso foco voltou-se aos processos de mediação e suas interações no cotidiano escolar. Para tanto, buscou-se articular as áreas da Educação e Comunicação, mais especificamente no espectro de Mídia e Cotidiano. A fundamentação teórica baseou-se nos autores: Jésus Martín-Barbero e Douglas Kellner (estudos da mídia); René Barbier e Michel Thiollent (princípios da pesquisa-ação); Ângela Davis, bell hooks e Djamila Ribeiro (feminismo negro e sororidade); Carmem Lúcia Guimarães de Mattos (princípios da etnografia); Stuart Hall (identidade cultural); Denize Sepúlveda e Ivan Amaro (questões de gênero no cotidiano escolar). Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante, entrevistas individuais e a realização de oficinas. Os resultados apontaram que as estudantes, ainda que sejam crianças, já possuem uma visão crítica sobre as desigualdades e estereótipos de gênero, conseguindo contextualizá-los através das animações e de seu cotidiano escolar. A partir das falas, foi denotado que o despertar de consciência vem muito do acesso às notícias e vídeos que assistem na internet e/ou televisão - fato que reforça a importância de se manter a pauta feminista, em constante debate midiático. Conclui-se que é possível construir diálogo crítico já na infância, sobre a representação feminina nas animações, suas reproduções de padrões de gênero e estereótipos, a fim de possibilitar às novas gerações de mulheres mecanismos para se libertarem contra opressões.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to present the results of the research carried out, with the purpose of understanding how children, mediated by children's animations, produce meanings about gender issues. Taking students between 9 and 12 years of age as a group, from a public school in the city of Niterói, our focus was on mediation processes and their interactions in everyday school life. To this end, we sought to articulate the areas of Education and Communication, more specifically in the spectrum of Media and Daily Life, theoretically based on the authors: Jésus Martín-Barbero and Douglas Kellner (media studies); René Barbier and Michel Thiollent (principles of action research); Ângela Davis, bell hooks and Djamila Ribeiro (black feminism and sisterhood); Carmem Lúcia Guimarães de Mattos (principles of ethnography); Stuart Hall (cultural identity); Denise Sepúlveda and Ivan Amaro (gender issues in everyday school life). The research instruments were participant observation, interviews and workshops. The results showed that the students, even though they are children, already have a critical view of gender inequalities and stereotypes, managing to contextualize them through animations and their daily school life. This awakening of consciousness largely comes from access, although sometimes limited, to the news and videos they watch on the internet and/or television. A fact that reinforces the importance of maintaining the feminist agenda, which is in constant media debate. It is concluded, then, that it is possible to build dialogue already in childhood, about the female representation of animations, their reproductions of gender patterns and stereotypes, in order to provide new generations of women with mechanisms to free themselves against oppression.-
Descrição: dc.description109 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectAnimações Infantis-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho animado-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação (Cinematografia)-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's Animations-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Daily Life-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectStereotypes-
Título: dc.titleQuestões de gênero no cotidiano escolar: uma abordagem através das animações infantis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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