
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barros, Sergio Ricardo da Silveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Méxas, Mirian Picinini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barcellos, Renato Gomes Sobral | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Isaac Rosieri Santiago de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39265 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057705 | - |
| Descrição: dc.description | Questões ambientais como o equilíbrio climático, a utilização de recursos naturais, a poluição do ar, água e solo, e a recuperação de sistemas degradados; requerem urgência e provocam a discussão acerca da sustentabilidade. Em virtude disto, o presente trabalho apresenta um estudo de caso com o Instituto Federal Fluminense (IFF), a fim de avaliar a imagem de sustentabilidade da instituição a partir da percepção dos alunos do curso técnico em Eletromecânica. Para desenvolver esta proposta, realizou-se inicialmente uma revisão de literatura com o objetivo de abordar o papel da Educação no fomento do desenvolvimento sustentável, e as práticas que promovem a sustentabilidade em escolas e universidades. O levantamento de dados foi elaborado por meio do instrumento GAUSI, do inglês Graphical Assessment of Universities Sustainability Image. A ferramenta mapeia a imagem de sustentabilidade de instituições de ensino e prioriza as iniciativas nas quais devem investir, de acordo com os benefícios gerados para a atratividade e a imagem institucional. Verificou-se uma divergência entre a imagem de sustentabilidade do IFF e o que os estudantes aspiram em uma instituição de ensino sustentável e, neste sentido, foram apontadas 3 práticas prioritárias. Como consequência do estudo, busca-se ampliar o debate do tema e incentivar a adoção de práticas sustentáveis no IFF na perspectiva de viabilizar o bem-estar comum da sociedade. | - |
| Descrição: dc.description | Environmental issues such as climate balance, the use of natural resources, pollution of air, water and soil, and the recovery of degraded systems; require urgency and provoke discussion about sustainability. In view of this, the present study presents a case study with the Federal Fluminense Institute (IFF), in order to evaluate the institution's image of sustainability from the perception of students of the technical course in Electromechanics. To develop this proposal, a literature review was initially carried out in order to address the role of Education in promoting sustainable development, and the practices that promote sustainability in schools and universities. The data survey was prepared using the Graphical Assessment of Universities Sustainability Image (GAUSI) tool, that maps the sustainability image of educational institutions and prioritizes the initiatives in which they should invest, according to the benefits generated for the attractiveness and institutional image. There was a divergence between IFF's image of sustainability and what students aspire to in a sustainable educational institution and, in this sense, 3 priority practices were identified. As a consequence of the study, we seek to broaden the debate on the topic and encourage the adoption of sustainable practices at IFF with a view to enabling the common welfare of society. | - |
| Descrição: dc.description | 98 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagem institucional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagem corporativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Institutional image | - |
| Título: dc.title | Aferição da imagem de sustentabilidade de uma instituição de ensino profissional e tecnológico sob a percepção dos alunos de eletromecânica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: