A interdisciplinaridade entre a geometria e o esporte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartelo, Mitchael Alfonso Plaza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3448875510178504-
Autor(es): dc.contributorCortés, Ruth Milena-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6925853876576023-
Autor(es): dc.contributorDutra, Magda Kimico Kaibara-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6260596558041357-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3591516564948897-
Autor(es): dc.creatorAlamino, Vanderson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38774-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057695-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo mostrar como o esporte pode estar associado ao ensino da matemática, podendo ser um tema norteador por excelência. Nesta abordagem matemática, tanto no ensino médio como no ensino fundamental, trabalhamos alguns assuntos teóricos específicos como: escala, classificação de triângulos, teorema de Pitágoras, lei dos cossenos, arco capaz e polígono de Realeaux, bem como alguns esportes populares como o futebol, o volei, o basquete e o ciclismo. Apresentamos como ilustração, tentando que seja mais um fator de associações motivadoras, uma breve parte histórica sobre os referidos esportes. Selecionamos, também, uma série de atividades didáticas que têm o esporte como temática motivadora. Ainda apresentamos um banco de questões com problemas encontrados em concursos, vestibulares e no ENEM, no qual os esportes estão relacionados, reafirmando a relevante associação da matemática ao esporte.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims at showing how sports can be associated with the learning of Mathematics, being a guiding theme for excellence. In this maths approach, both in high school and in elementary school, we work with some specific theoretical issues, such as: scale, classification of triangles, Pythagorean theorem, law of cosines, arcocapaz and polygon of Realeaux, and also some popular sports like football, volleyball, basketball and cycling. We are presenting as an illustration, trying to make it a way of motivating students, a brief historical overview of the sports mentioned previously. Furthermore, we have selected some didactic activities involving sports. In addition, we are showing a list of exercises with subjects easily found in some examinations, vestibular, ENEM, in which sports are related to them, in an attempt to reassert the relevant relationship between Maths and sports.-
Descrição: dc.description81 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectSports-
Título: dc.titleA interdisciplinaridade entre a geometria e o esporte-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.