A música como recurso de intervenção e socialização para crianças autistas: construindo um manual para professores e famílias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de Oliveira Freitas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7700565158061560-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0899150602589123-
Autor(es): dc.contributorRamalho, Celso Garcia de Araújo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8473628183943891-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1970075442296547-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8039485934181427-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Anderson Carmo de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3629810043040471-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1935524282387634-
Autor(es): dc.creatorMariano, Rosane Rabelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057688-
Descrição: dc.descriptionAo pensar o papel da música como elemento de socialização e transformação para crianças assim como, todos que dela se apropriam, este estudo propôs o uso pedagógico da música para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), podendo dela se beneficiar, percebendo seu poder de emocionar e encantar. O objetivo foi avaliar a introdução da música em forma de musicalização, como agente na integração e socialização e experiência de transformação para crianças com TEA, trazendo a todos os participantes o sentimento de pertencimento. O estudo se deu com crianças atendidas pela Associação Caminho Azul (ACA) verificando o impacto da musicalização e do protocolo de atendimento no desenvolvimento e evolução das crianças atendidas quanto ao seu vocabulário, intenção comunicativa, olhar compartilhado e socialização. O método para a construção do trabalho se deu por pesquisa bibliográfica continua, pesquisa qualiquantitativa, que foi aplicada em cinco crianças com a mediação de suas famílias que foram selecionadas pela equipe terapêutica da ACA, para o desenvolvimento do protocolo de Musicalização, que recebeu o nome de Programa de Musicalização Individualizado (PMI). Para a construção do PMI foi realizado uma anamnese com os responsáveis, com objetivo de conhecermos as crianças e suas afinidades com a música. A criação do PMI foi pensada contemplando os aspectos do desenvolvimento infantil e musical para a observação das crianças durante dezoito encontros, estruturados com o canto de entrada, atividades envolvendo a música e o canto de despedida para observação dos Movimentos Gestuais, Distinção de Sons, Contato Visual, Reprodução de Som e de Ritmo, Interação, Reconhecimento de Melodias e Apropriação das crianças, que foram anotadas em diário de campo. Posteriormente, utilizando-se do diário de campo, foi construída uma tabela com categorias e critérios para analisar a eficácia do PMI, sistematizados em Concentração, Acuidade Auditiva, Percepção Visual, Percepção Sonora, Percepção Rítmica, Interação Social, Memória Auditiva e Pertencimento, que foram interpretados através da Metodologia GAS, para a construção dos gráficos de evolução de cada participante da pesquisa. Nossos resultados apontam que as crianças tiveram avanços significativos na concentração, percepção sonora, percepção rítmica, interação social, memória auditiva e pertencimento, após a aplicação do programa de musicalização. Por fim, foi construído como produto da pesquisa um Manual para auxiliar o início do processo de musicalização de crianças com TEA, que servirá como norteador para pais, professores e demais profissionais que acreditam no poder transformador da música.-
Descrição: dc.descriptionWhen thinking about the role of music as an element of socialization and transformation for children as well as everyone who uses it, this study proposed the pedagogical use of music for children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), being able to benefit from it, realizing its power to move and enchant. The objective was to evaluate the introduction of music in the form of musicalization, as an agent in the integration and socialization and experience of transformation for children with ASD, bringing a feeling of belonging to all participants. The study took place with children attended by the Caminho Azul Association (ACA), verifying the impact of musicalization and the care protocol on the development and evolution of the children attended in terms of their vocabulary, communicative intention, shared gaze and socialization. The method for constructing the work was through continuous bibliographical research, qualitative-quantitative research, which was applied to five children with the mediation of their families who were selected by the ACA therapeutic team, for the development of the Musicalization protocol, which received called the Individualized Musicalization Program (PMI). To construct the PMI, an anamnesis was carried out with those responsible, with the aim of getting to know the children and their affinities with music. The creation of the PMI was designed considering the aspects of child and musical development for the observation of children during eighteen meetings, structured with the entrance song, activities involving music and the farewell song to observe Gestural Movements, Distinction of Sounds, Contact Visual, Sound and Rhythm Reproduction, Interaction, Melody Recognition and Children's Appropriation, which were noted in a field diary. Subsequently, using the field diary, a table was constructed with categories and criteria to analyze the effectiveness of the PMI, systematized into Concentration, Auditory Acuity, Visual Perception, Sound Perception, Rhythmic Perception, Social Interaction, Auditory Memory and Belonging, which they were interpreted using the GAS Methodology, to construct evolution graphs for each research participant. Our results indicate that children made significant advances in concentration, sound perception, rhythmic perception, social interaction, auditory memory and belonging, after applying the music education program. Finally, as a product of the research, a Manual was created to help begin the musicalization process for children with ASD, which will serve as a guide for parents, teachers and other professionals who believe in the transformative power of music.-
Descrição: dc.description146 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectmúsica-
Palavras-chave: dc.subjectcrianças-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectmusicalização-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjectmusic-
Palavras-chave: dc.subjectchildren-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder-
Palavras-chave: dc.subjectmusicalization-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Título: dc.titleA música como recurso de intervenção e socialização para crianças autistas: construindo um manual para professores e famílias-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.