Educação infantil: mobiliário de estímulo ao desenvolvimento acadêmico em casa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRebello, Luiza Helena Boueri-
Autor(es): dc.contributorBittencourt, João Marcos Viana de Quadros-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Giuseppe Amado de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Thaís de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36973-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057664-
Descrição: dc.descriptionPara conceituar o projeto foram realizadas entrevistas informais, pesquisas e leituras de artigos escritos por educadores e psicólogos infantis, além de um questionário online para melhor entender a base da educação infantil, os problemas enfrentados com as crianças em relação ao estudo em casa, e o quanto o projeto seria relevante. Logo no início, foi constato que as maiores dificuldades do alvo do projeto são a falta de espaço adequado, a postura corporal adotada em consequência disso, e o excesso de estímulos. A partir da análise ergonômica foi notório que o problema vai muito além de uma mesa. Foram vistos os danos à saúde que um espaço inadequado para estudo pode causar a criança a curto e longo prazo. A partir dessa análise, foram definidas as prioridades maiores para o projeto e as diretrizes para as próximas fases. Foi possível também explorar a relação pais e filhos, descobrindo e aprendendo sobre o papel dos progenitores na educação de seus filhos e o impacto no desenvolvimento. A pesquisa de produtos similares no mercado deixou clara a importância de desenvolver um produto que, não só resolvesse os problemas antes encontrados, mas também que pudesse se destacar nas opções já existentes, levantando a um novo objetivo: ser visualmente atraente para as crianças. O produto final necessitará ter apelo estético. Determinou-se com a matriz decisória a melhor alternativa para solucionar os problemas. Em seguida, o desenho foi revisto, refinado, construído em uma modelagem 3D e construído fisicamente em um mock-up para validação de suas funções e medidas. Por fim, é apresentada a conclusão do trabalho, mostrando desdobramentos, resultados e aprendizado durante o processo.-
Descrição: dc.descriptionFor the concept of the project were made informal interviews, research and reading of articles written by educators and child psychologists, as well as an online survey to better understand the basis of early childhood education, the problems faced with children in relation to home study, and how relevant the project would be. Early on, it was noted that the biggest difficulties of the project target are the lack of adequate space, the body posture adopted as a result, and the excess of stimuli. From the ergonomic analysis it was clear that the problem goes far beyond a table. It was noticed the damage to health that an inadequate space for study can cause the child in short and long terms. Based on this analysis, the highest priorities for the project and guidelines for the next phases were defined. It was also possible to explore the relationship between parents and children, discovering and learning about the role of parents in the education of their children and the impact on development. The research of similar products in the market made clear the importance of developing a product that not only solves the problems encountered before, but also that could stand out from the existing options, raising a new objective: to be visually attractive to children. The final product needs to have an aesthetic appeal. The best alternative to solve the problems was determinated with the decision matrix. Then, the design was revised, refined, built in 3D modeling and physically built in a mock-up to validate its functions and measurements. Finally, the conclusion of the work is presented, showing developments, results and the learning during the process.-
Descrição: dc.description72 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMobiliário-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectMobiliário-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFurniture-
Palavras-chave: dc.subjectStudy-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Título: dc.titleEducação infantil: mobiliário de estímulo ao desenvolvimento acadêmico em casa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.