Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Juliana Vinuto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1684516043842222 | - |
Autor(es): dc.contributor | Misse, Daniel Ganem | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6184719153408146 | - |
Autor(es): dc.contributor | Platero, Klarissa Almeida Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7354957307118280 | - |
Autor(es): dc.creator | Domingos, Fillipe dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39138 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057657 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa etnográfica busca conhecer o funcionamento das unidades socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro tendo como foco principal a construção do relacionamento entre Agentes de Segurança Socioeducativa e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase-RJ). Embora eu desempenhe esta função, me inseri no campo de pesquisa como pesquisador, utilizando a observação participante como método de pesquisa, afim de compreender o sistema socioeducativo para problematizar o viés do relacionamento construído entre dois lados conflitantes: O agente e o adolescente. Existem formas de interação especificas neste ambiente que estarão expressas neste trabalho através de exemplos e dialetos próprios. Busco fazer com que o leitor compreenda o sistema socioeducativo desde sua formação até os dias atuais, e demonstro alguns problemas no processo de construção educacional destas instituições. É notório que o processo de socialização no ambiente da socioeducação depende das interações realizadas no dia a dia, e o Agente de Segurança Socioeducativa tem um papel fundamental na formação deste jovem em cidadão. | - |
Descrição: dc.description | This ethnographic research seeks to understand the functioning of the socio-educational units of the State of Rio de Janeiro with the main focus on building the relationship between Socio-Educational Security Agents and adolescents who fulfill socio educational measures in the General Department of Socio-Educational Actions (Degase RJ). Although I perform this function, I entered the research field as a researcher, using participatory observation as a research method, in order to know the reality of the socio educational system to problematize the relationship bias built between two conflicting sides: The agent and the teenager. There are specific forms of interaction in this environment that will be expressed in this work through its own examples and dialects. I try to make the reader understand the socio-educational system from its formation to the present day, and I demonstrate some flaws in the educational construction process of these institutions. It is clear that the socialization process in the socio-educational environment depends on the interactions carried out on a daily basis. And, even though Degase is aimed at resocialization, many adolescents who come to the system have not even been socialized. The Socio-Educational Security Agent has a fundamental role in training this young man as a citizen. | - |
Descrição: dc.description | 47 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agente de segurança socioeducativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ressocialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relacionamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)] | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reintegração de jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servidor público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-educational security agent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resocialization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relationship | - |
Título: dc.title | Do maior para o menor: a construção das relações interpessoais entre agentes e adolescentes no sistema socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: