Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coimbra, Cecília Maria Bouças | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4462946146826132 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Júnior, Renato Nogueira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7589245190503189 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Heliana de Barros Conde | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Izaque Miguel da | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Aline Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1131611875147576 | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Vanessa Menezes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057653 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo objetiva pensar o menino negro, que aqui será chamado de muleke, entre as políticas de destruição que se configuram como um horizonte da morte na vida destes meninos e as práticas de memória Sankofa que experimentamos com eles no Afrobetizar – uma comunidade, com inspiração no quilombo e no terreiro de candomblé, que busca praticar o cuidado, em uma perspectiva africana, das crianças e adolescentes negros moradores da favela do Cantagalo- RJ. Em um primeiro momento, penso o menino negro e a psicologia, considerando as nuances do racismo antinegro neste campo de saber-poder. A tese consiste em pensar e experimentar com o muleke saberes e modos de vida africanos transmitidos através de uma língua antiga. O referencial teórico desta pesquisa conversa com os estudos de Beatriz Nascimento a respeito do quilombo e de Muniz Sodré a respeito do pensamento nagô, assim como se fundamenta no paradigma da Afrocentricidade e toma a proposta da psicologia preta radical como orientação, servindo-se, em muitos momentos, de ferramentas conceituais pertencentes à filosofia africana antiga e atual. | - |
Descrição: dc.description | Cette étude a pour but de penser au garçon noir, qui sera appelé muleke ici, entre les politiques de destruction qui constituent un horizon de mort dans la vie de ces garçons et les pratiques de mémoire de Sankofa que nousa vons connues à Afrobetizar - une communauté inspirée dans le quilombo et le candomblé terreiro, qui cherche à pratiquer la prise en charge, dans une perspective africaine, des enfants et des adolescents noirs vivant dans la favela Cantagalo-RJ. Au début, je pense au garçon noir et à la psychologie, en considérant les nuances du racisme anti-noir dans ce domaine du savoir-faire. La thèse consiste à réfléchir et à expérimenter les connaissances et les modes de vie africains transmis par une langue ancienne. Le cadre théorique de cette recherche discute avec les études de Beatriz Nascimento surle quilombo et Muniz Sodré sur la pensée nagô, ainsi que sur le paradigme de l’afrocentricité et prend comme guide la proposition de la psychologie noire radicale. nombreux moments d'outils conceptuels appartenant à la philosophie africaine ancienne et actuelle. | - |
Descrição: dc.description | 165 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Muleke | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afrobetizar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sankofa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Menino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Muleke | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afrobetizar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychologie | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racisme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sankofa | - |
Título: dc.title | O muleke e o afrobetizar: sankofa nos dias de destruição | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: