A pandemia e o consumo de produtos na internet

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Renata Céli Moreira da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1059979897312592-
Autor(es): dc.contributorCerchiaro, Isabel Balloussier-
Autor(es): dc.contributorlattes.cnpq.br/4706137345725086-
Autor(es): dc.contributorSaraiva, Ernani Viana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7569190015812846-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Roberta da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:15:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:15:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39060-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057644-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista que o presente estudo busca trazer um direcionamento aos empreendedores sobre a venda de produtos online e prestação de serviços com o advento da pandemia do Covid-19, pesquisa-se sobre “A pandemia e o consumo de produtos na Internet”, a fim de investigar as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor em relação às compras online devido à pandemia de Covid-19. Para tanto, investigou-se se o consumidor realizava compras online antes, durante e depois da pandemia. A pesquisa foi exploratória e descritiva, de caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas por meio de um questionário. A pesquisa foi composta por 15 indivíduos. O foco do estudo foi a região Norte Fluminense. Diante disso, verificou-se que os consumidores entrevistados realizavam poucas compras online antes da pandemia, que a pandemia impactou o consumo online, principalmente pelas medidas restritivas de segurança. Os tipos de produtos que os consumidores costumam comprar online são diversas como: roupa, calçados e acessórios, itens para bebês, cosméticos e produtos de beleza, medicamentos e suplementos, itens de higiene pessoal, máscaras, álcool em gel, livros, material de papelaria e escritório, móveis, utensílios para casa, eletrodomésticos, eletrônicos, itens de informática, brinquedos, jogos e alimentos. Os entrevistados utilizaram bastante o serviço de delivery de forma geral e, em específico, o App do Ifood. Após a pandemia, o consumidor entrevistado continua consumindo de forma online e pretende manter esse hábito no seu dia a dia, principalmente pela facilidade, praticidade, comodidade, gestão do tempo, preços acessíveis e formas de pagamentos múltiplas. Portanto, foi possível perceber que a pandemia impactou de forma irreversível o comportamento dos consumidores entrevistados-
Descrição: dc.descriptionBearing in mind that this study seeks to provide guidance to entrepreneurs on the sale of products online and the provision of services with the advent of the Covid-19 pandemic, research is carried out on “The pandemic and the consumption of products on the Internet”, the in order to investigate the changes that have occurred in consumer behavior in relation to online shopping due to the Covid-19 pandemic. To this end, we investigated whether consumers made online purchases before, during and after the pandemic. The research was exploratory and descriptive, qualitative in nature. Interviews were carried out using a questionnaire. The research consisted of 15 individuals. The focus of the study was the North Fluminense region. Given this, it was found that the consumers interviewed made few online purchases before the pandemic, and that the pandemic impacted online consumption, mainly due to restrictive security measures. The types of products that consumers usually buy online are diverse, such as: clothing, shoes and accessories, baby items, cosmetics and beauty products, medicines and supplements, personal hygiene items, masks, alcohol gel, books, stationery and office, furniture, home utensils, household appliances, electronics, IT items, toys, games and food. Respondents used the delivery service in general a lot and, specifically, the Ifood App. After the pandemic, the consumer interviewed continues to consume online and intends to maintain this habit in their daily lives, mainly due to the ease, practicality, convenience, time management, affordable prices and multiple payment methods. Therefore, it was possible to see that the pandemic had an irreversible impact on the behavior of the consumers interviewed-
Descrição: dc.description71 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo online-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo e pandemia-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidor-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer behavior-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectOnline consumption-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption and pandemic-
Título: dc.titleA pandemia e o consumo de produtos na internet-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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