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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Moacyr Amaral Domingues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Castanha, Anderson Lopes Belli | - |
| Autor(es): dc.contributor | Piran, Rafael da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Queiroz, Camille Serafim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39412 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1057633 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho aborda a aplicação da filosofia Lean Six Sigma para otimizar o processo de reparo de componentes de motores aeronáuticos em uma empresa líder do setor de Maintenance, Repair, and Overhaul (MRO) aeroespacial, localizada em Petrópolis - RJ. Com o aumento da competitividade e a demanda por eficiência, o setor MRO enfrenta o desafio de atender às expectativas de qualidade, preço e tempo de processo (Lead Time). A empresa estudada identificou a necessidade de reduzir o Lead Time, que apresentava uma média de 66 dias, para a meta de 30 dias, além de fortalecer sua cultura de melhoria contínua. Utilizando o roteiro DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), o projeto mapeou os principais gargalos na "Célula A", especialmente no reparo da "Peça X" de motores CF6, com foco em operações críticas como remoção do baffle, inspeção por líquido penetrante e processos térmicos. Entre as ações de melhoria, destacam-se a automação da remoção do baffle, a criação de gabaritos para secagem de peças e a reorganização dos processos térmicos, resultando em uma redução significativa no Lead Time, de 62 para 28 dias, no tempo de ciclo, de 3621 para 2484 minutos, e no tempo de fila, de 59 para 26 dias. A fase de controle garantiu a sustentabilidade dos resultados por meio de treinamentos, monitoramento semanal e Genbas regulares, com indicadores que confirmaram a eficácia das mudanças. O estudo evidencia que a fusão entre Lean e Seis Sigma, aplicada de forma estruturada e alinhada aos objetivos estratégicos, pode promover ganhos expressivos em produtividade, eficiência e competitividade, consolidando a empresa como referência no setor MRO. Assim, conclui-se que o uso de ferramentas Lean Six Sigma é essencial para melhorar processos complexos, reduzir desperdícios e agregar valor à cadeia produtiva, atendendo às exigências do mercado e garantindo a prontidão operacional | - |
| Descrição: dc.description | The study addresses the application of the Lean Six Sigma philosophy to optimize the repair process of aircraft engine components in a leading company in the Maintenance, Repair, and Overhaul (MRO) aerospace sector, located in Petrópolis, Brazil. With increasing competitiveness and the demand for efficiency, the MRO sector faces the challenge of meeting expectations regarding quality, cost, and process time (Lead Time). The company identified the need to reduce its Lead Time, which averaged 66 days, to the target of 30 days, while also strengthening its culture of continuous improvement. Using the DMAIC framework (Define, Measure, Analyze, Improve, and Control), the project identified major bottlenecks in "Cell A," particularly in the repair of the "X Component" of CF6 engines, focusing on critical operations such as baffle removal, liquid penetrant inspection, and thermal processes. Improvement actions included automating the baffle removal, creating templates for part drying, and reorganizing thermal processes, leading to a significant reduction in Lead Time from 62 to 28 days, cycle time from 3621 to 2484 minutes, and queue time from 59 to 26 days. The control phase ensured the sustainability of results through training, weekly monitoring, and regular Genbas, with performance indicators confirming the effectiveness of the changes. The study highlights that the integration of Lean and Six Sigma, applied in a structured manner and aligned with strategic objectives, can drive significant gains in productivity, efficiency, and competitiveness, positioning the company as a reference in the MRO sector. Thus, it concludes that the use of Lean Six Sigma tools is essential to improve complex processes, reduce waste, and add value to the production chain, meeting market demands and ensuring operational readiness | - |
| Descrição: dc.description | 79 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | DMAIC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reparo aeronáutico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Melhoria contínua | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lean Six Sigma | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lean seis sigma | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria aeronáutica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | DMAIC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aircraft repair | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Continuous improvement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lean Six Sigma | - |
| Título: dc.title | Aplicação do roteiro DMAIC para melhoria do processo de reparo de uma peça em uma empresa de revisão, reparo e manutenção de motores aeronáuticos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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